Linhares é destaque no ranking de empregos no Espírito Santo no mês de abril

A Brametal foi uma das empresas que ampliou seus negócios. Foto Jader Júnior

Linhares é o segundo município capixaba no ranking de geração de emprego no mês de abril no Espírito Santo. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia (SEPRT/ME). A cidade fechou o quarto mês do ano com um saldo de 857 oportunidades, uma diferença de apenas 16 empregos do primeiro colocado, Vila Velha (873 empregos), na região metropolitana de Vitória.

Conforme o IBGE, Linhares conta com uma população estimada, em 2021, em 179.755 habitantes e Vila Velha 508.655. Se considerarmos a geração proporcional de postos de trabalho formais, Linhares gerou em abril 476 empregos a cada 100 mil habitantes, enquanto a cidade da Grande Vitória criou 175 oportunidades. Vitória está em 3º lugar no ranking com 763 empregos.

“A cidade se consolidou no processo de ampliação, modernização, diversificação e fortalecimento da dinâmica econômica da região, se destacando como polo em franco desenvolvimento nos últimos anos no Espírito Santo”, pontuou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Ele continua: “esse número também é fruto da instalação de novos empreendimentos e fortalecimento dos já existentes, reflexo da estrutura que foi planejada para acelerar a abertura de novas empresas, como a desburocratização que tem resultado no aumento da oferta de emprego com carteira assinada”, explicou o prefeito.

“Temos investido no desenvolvimento de recursos humanos, a exemplo dos cursos que estamos ofertando neste momento com recursos próprios, via Programa Integrado de Qualificação (PIQ), que atenderá até o fim do ano mais de 2 mil pessoas, fomentando o empreendedorismo e empregabilidade, gerando mais oportunidade para nossa população. Além disso, temos focado no fortalecimento da matriz energética e logística, além dos investimentos em saúde, educação e infraestrutura, por exemplo, e com as contas públicas em dia, o que traz credibilidade e confiança para quem busca uma cidade organizada para investir”, destacou Bruno Marianelli.

O grande destaque foi para o setor de serviços com a geração de 656 oportunidades com carteira assinada, seguido da indústria com 161 e 80 no setor agropecuário. O Município neste período admitiu 2.847 pessoas e demitiu 1.990.

Nos últimos sete anos, foram muitos os empreendimentos que escolheram Linhares para ampliar seus negócios. Podemos citar a Brinox, Fibracem, P2A Embalagens Ltda, Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Olam Internacional, Café Cacique, Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Cranfos e Craf Brasil. Além da ampliação da WEG, expansão Brametal, da Proteinorte, e Pump do Grupo Dompel.

Em 2021, Linhares obteve o primeiro lugar no Espírito Santo no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), conforme divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Também recebeu Nota 10 da Controladoria Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal, por ser o único município capixaba e um dos oito do país a estar no topo do ranking em transparência no Brasil, além da Nota A do Tesouro Nacional.

Fonte: Hoje ES


Postagem Anterior Próxima Postagem