Linhares recebe o sétimo Centro de Referência das Juventudes do Governo do Estado


O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesta sexta-feira (10), o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Linhares, uma das principais cidades do norte capixaba. Esse é o sétimo CRJ entregue dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. No evento de inauguração, os jovens de Linhares apresentaram ao governador uma canção feita por eles sobre o espaço.

Com infraestrutura moderna e acolhedora, e funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, o CRJ Linhares vai oferecer gratuitamente a jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.

“Estamos inaugurando o sétimo CRJ no Espírito Santo. Serão 14 Centros em todo o Estado, sendo uma verdadeira revolução nas políticas públicas para juventude. Investir nessa área é fundamental para nós. Este local emana política para a juventude. Infelizmente, sabemos que alguns jovens acabam sendo chamados para fazer parte de um mundo ilícito. Para evitar isso, estamos aqui criando oportunidades para que esses jovens tenham um futuro de verdade”, pontuou o governador.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatizou a importância do CRJ Linhares para prestação de serviços públicos aos jovens, promovendo a garantia de direitos. “Este é o maior investimento das juventudes da história do Espírito Santo. Sabemos que vai transformar as vidas das juventudes aqui da cidade. Em breve, vamos entregar mais CRJs em todo o Estado”, disse.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Linhares é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura - IPHAC (Instituto Promover), definido após ampla seleção pública.

“Em nome do IPHAC, agradecemos a oportunidade de participar do processo de gestão do CRJ Linhares, nesta grande parceria com o Estado e com a Secretaria de Direitos Humanos. O Estado acredita em uma proposta inovadora de acolhimento, de formação e de encaminhamento do jovem, de maneira digna, à sociedade do Espírito Santo”, afirmou o diretor-geral do IPHAC, Valdinei Valério.

Também estiveram presentes na inauguração, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; e o deputado estadual Luiz Durão.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Estão em funcionamento, além de Linhares, os CRJs Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz, São Mateus e Guarapari. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Colatina.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem