Ministério Público do ES realiza operação de combate a crimes envolvendo jogo do bicho



O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Federal, deflagrou na terça-feira (28/06) a Operação Frisson com o objetivo de desarticular e colher provas relativas à atuação de organização criminosa constituída para lavagem de valores provenientes, direta e indiretamente, da exploração de loteria denominada jogo do bicho no município de Vila Velha-ES, predominantemente, e em outros municípios da Grande Vitória, com potencial contribuição de agentes públicos, mediante pagamento de vantagem indevida e terceiros beneficiários.

A operação consiste, inicialmente, no cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão, sendo 21 em Vila Velha, 3 em Vitória e 1 em Cariacica, emitidos pelo juízo da 6ª Vara Criminal de Vila Velha. Residências e empresas dos investigados são alvos das ações.

Ao todo, quatro membros do Ministério Público coordenam os trabalhos, auxiliados por 29 agentes do Gaeco, policiais militares e policiais federais, que, a partir da agora, vão analisar conjuntamente documentos, computadores, dados e depoimentos de investigados e testemunhas que serão colhidos nas próximas semanas.

Os crimes investigados estão previstos na lei nº 12.850/13 (organização criminosa), lei n. 9.613/98 (lavagem de dinheiro), além de corrupção ativa e passiva.

Fonte: Ministério Público do ES


Postagem Anterior Próxima Postagem