Montadora de aviões será inaugurada em Jaguaré


Famosa por seu caráter agrícola e de safras recordes de café conilon e pimenta do reino, a cidade de Jaguaré recebe um inovador empreendimento. Será inaugurada no dia 02 de julho, sábado, a fábrica de montagem de aviões monomotores de dois e quatro lugares da Sling Aircraft. A empresa realiza a montagem dos aviões Sling e é a distribuidora, no território nacional e América Latina, da The Airplane Factory - TAF, da África do Sul.

Trata-se do primeiro empreendimento no município que contempla tecnologia aeronáutica de ponta. A empresa foi construída no distrito de Água Limpa, às margens da BR101 em uma área de 1.530 m². Está instalada temporariamente em São Mateus com a denominação TAF Brasil e passa para a nova razão social Sling Aircraft em sua sede definitiva, em Jaguaré. A inauguração será realizada com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Inauguração com show aéreo

Um momento de forte atração, como parte da programação da inauguração, será o Primeiro Encontro Nacional de Aeronaves de Jaguaré. O evento terá início às 09 horas da manhã com entrada liberada e, na ocasião, haverá apresentação da Esquadrilha Céu, que realiza voos acrobáticos em formação (Esquadrilha da Fumaça). O encontro passa a fazer parte do calendário nacional que vai ocorrer todo mês de fevereiro entrando, também, para o calendário de eventos do município.

O valor do investimento para a construção da montadora foi de cerca de 10 milhões de reais, quase todo investido em Jaguaré. O diretor executivo da Sling Aircraft, Braz Nali, destaca que a escolha de Jaguaré para a instalação da empresa se deu pelo interesse das autoridades públicas municipais em atrair empreendimentos inovadores para o município.

“O Poder Público demonstrou interesse e agiu com rapidez para resolver os detalhes burocráticos. Percebemos um empenho decisivo da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e, a atual gestão não mediu esforços e foi importantíssima e de uma atuação espetacular. Ou seja, a Prefeitura entendeu a dimensão desse negócio. Jaguaré só vai entender, de fato, a importância disso com o passar dos anos! Esse empreendimento, com apoio da Prefeitura, abre uma porta de negócios de grande importância para o futuro do município”, afirmou o diretor.

Jaguaré: potencial de desenvolvimento é diverso

O prefeito Marcos Guerra comemora a instalação da montadora e afirma que se trata de uma importante conquista para os jaguarenses. Para o prefeito o município possui potencialidades econômicas que vão muito além da riqueza agrícola da cultura do café e da pimenta do reino.

“A Administração Municipal está trabalhando com foco em várias possibilidades de desenvolvimento. Temos um grande potencial agrícola e já estamos ampliando nosso potencial logístico. Agora esta gestão está empenhada em desenvolver as nossas possibilidades no campo da indústria. Nosso polo industrial já é um grande fator de atração de investimentos. Também estamos a caminho de um forte desenvolvimento do setor turístico aproveitando nossas riquezas naturais. O mais importante disso tudo é que temos um povo que sustenta isso com muito trabalho”, destaca Marcos Guerra.

Montadora abre portas para crescimento econômico

O diretor executivo da Sling Aircraft também destacou que a presença de um aeródromo no município promove a canalização de outras demandas. “A grande dificuldade do empresário é chegar e sair. Então, ele quer condições mínimas para se instalar, pois, tempo é uma moeda. Então a própria pista, por si só vai abrir um leque enorme de possibilidades e atrair novos empreendimentos”. A estimativa de produção para 2023 é de 10 aeronaves. A cada ano espera-se aumentar a produção em cinco aeronaves. Ao final de 3 anos, os investidores esperam poder entregar 20 aviões.

Inicialmente, a empresa vai gerar no mínimo 20 empregos diretos. Segundo Braz Nali, algumas vagas são para profissionais que atuam com atividades que envolvem muita tecnologia. A geração de empregos indiretos também é um forte fator positivo para o município. Indiretamente, espera-se a criação de 40 a 60 vagas de trabalho. Além da geração de empregos, o município vai ser beneficiado com ganhos tributários.

A Sling Aircraft

Surgiu como TAF Brasil, a Sling é uma empresa genuinamente Brasileira, constituida em 2017. É coirmã da The Airplane Factory Ltd, sediada em Johannesburgo, África do Sul - criada em 2006 pelo aviador Mike Blythe, e atua no desenvolvimento e produção de aeronaves. A Sling Aircraft conta com uma equipe altamente qualificada, com todos os seus processos de fabricação e produção certificados através da ISO 9001, e está presente em mais de 12 países tendo mais de 540 aeronaves comercializadas.

A Esquadrilha Céu

É formada em sua maioria por experientes pilotos oriundos da aviação de caça e hoje oficiais da reserva da FAB - Força Aérea Brasileira. Iniciaram as atividades em 2011 no antigo Clube Céu às margens da Lagoa de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Desde então, já foram realizadas mais de 100 demonstrações aéreas e os pilotos juntos já acumulam mais de 25.000 horas de voo. A Esquadrilha Céu executa demonstrações aéreas em vários eventos aeronáuticos civis e militares pelo Brasil, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação.

Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem