O Veja que disseram ex-assessores de Gabriel Monteiro ao Conselho de Ética da Câmara do Rio


Ex-funcionários acusam o ex-PM filiado ao PL de, por exemplo, obrigá-los a se masturbarem coletivamente e também de pedir investigação contra outros parlamentares.

O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) deixa a 42ª Delegacia de Polícia, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, após prestar depoimento nesta quinta-feira, 7 de abril de 2022. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Ex-assessores do vereador Gabriel Monteiro (PL) que fizeram uma série de acusações contra o político foram ouvidos por parlamentares que compõem o Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio.

As denúncias dos ex-funcionários contra o político vão de assédio sexual a investigações contra outros vereadores do Palácio Pedro Ernesto. Saiba mais abaixo o que cada um deles disse.

O processo ético-disciplinar por suposta quebra de decoro de Gabriel Monteiro pode levar à cassação do político. O ex-PM também é réu na Justiça por filmar sexo com uma adolescente. O vereador sempre negou as acusações.

Terça-feira (31) - Luiza Caroline

Ex-assessora de Gabriel Monteiro, Luiza Caroline Bezerra Batista, de 26 anos, relatou ao Conselho de Ética na terça-feira (31) que o ex-chefe praticou "assédio sexual e importunação sexual" contra ela.

Ela já havia feito as denúncias à polícia e reiterou o que disse durante o depoimento na Câmara.

"Eu respondi que sofri assédio sexual, importunação sexual. Ele é um doente social. Só de ouvir a voz dele eu já fico com o coração acelerado e quero ficar bem longe.", comentou Luiza ao sair da sala onde prestou esclaecimentos.

Terça-feira (31) - Mateus Souza

Além de Luiza, outro ex-assessor de Gabriel Monteiro também esteve na Câmara na terça-feira. A oitiva de Mateus Souza de Oliveira começou por volta de 18h e terminou 21h30. Ele saiu do Conselho de Ética sem dar entrevista.

A TV Globo apurou que o ex-assessor disse que o vereador obrigava funcionários a se masturbarem coletivamente.

Quarta-feira (25) - Vinícius e Heitor

Na quarta-feira (25) da semana passada, os vereadores ouviram os primeiros depoimentos de acusação, dos ex-assessores Vinícius Hayden e Heitor Nazaré Neto.

Assim como Luiza e Mateus, eles confirmaram as acusações contra o vereador, especificamente as denúncias de assédio moral e sexual, e também que Gabriel Monteiro forjava vídeos para a internet.

Três dias depois do depoimento, no sábado (28), Vinícius Hayden morreu no que, a princípio, se tratou de um acidente de trânsito em Teresópolis, na Região Serrana.

Próximos passos

Ao longo do processo, o Conselho de Ética da Câmara Municipal pretendia ouvir 13 depoimentos, sendo oito nomes indicados pela defesa do vereador e cinco testemunhas de acusação.

A próxima sessão de oitivas na Câmara está marcada para sexta-feira (3), segundo afirmou a TV Globo com o procurador da Câmara, José Luiz Minc.

Segundo o procurador, a quinta testemunha de acusação não irá mais depor. Seria o promotor de Justiça Marcos Kac, que denunciou Gabriel Monteiro pela gravação de sexo com uma adolescente.

A atual fase das investigações deve durar até o dia 14 de junho. Após esse período, o relator do processo, o vereador Chico Alencar (Psol), terá cinco dias úteis para dar o parecer sobre o caso.

Movimentação para inocentar Gabriel

Enquanto o processo segue sua tramitação no Conselho de Ética da Câmara do Rio, nos bastidores, vereadores aliados de Gabriel Monteiro já buscam uma saída para o colega.

Segundo o RJ2 apurou, existe um movimento para inocentar Gabriel das acusações antes mesmo do conselho concluir os trabalhos. Essa articulação política teria a liderança do vereador Rocal (PSD).

Em nota, o vereador Rocal disse que não trabalha para inocentar Gabriel Monteiro. Ele disse que tem amizade partidária pelo colega, já que Gabriel foi eleito pelo seu partido, o PSD. Rocal afirmou que aguarda o fim das investigações do Conselho de Ética.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem