Pé de azeitona é cultivado com música clássica em fazenda de Minas; entenda efeitos


Já viu azeitona que é cultivada com música clássica? Em Minas Gerais, isso existe.

Há 4 anos, a produtora Rosana Chiavassa, que é apaixonada por música, decidiu espalhar caixas de som entre os pés de azeitona como um tratamento para as plantas.

“Quando a gente chegou aqui, as árvores estavam muito judiadas (...) E, para mim, colocar música seria uma forma de cuidar delas", diz Rosana.

Na fazenda, há 60 caixas de som espalhadas pelo olival. Uma a cada 45 metros. A instalação é subterrânea. Não fica nenhum fio à mostra.

"É como se as plantas recebessem um afago, um carinho a mais", diz Rosana, afirmando que a música melhorou a produção das oliveiras.

Tudo foi feito com orientação do musicoterapeuta Luis Leão, que estuda a influência da música nas plantas.

“O que a gente entende é que a música vai afetar o ambiente como um todo. Como essa música pode atrair ou afastar alguns tipos de animais, sejam predadores ou polinizadores mesmo", explica Luis.

"A segunda linha de pensamento é uma linha biológica e celular da planta. Como esse som pode afetar na produtividade da seiva, na comunicação da raiz com o fruto de uma forma eficiente pra gerar produtividade maior, uma qualidade maior do produto que é feito aqui dentro da fazenda", acrescenta.

Os frutos dessas oliveiras produziram uma iguaria que ganhou até prêmio internacional de azeite mais delicado

Fonte: Globo Rural


Postagem Anterior Próxima Postagem