Prefeito e secretários de Marataízes são afastados dos cargos pela Justiça Federal

Prefeito de Marataízes, Tininho Batista — Foto: Reprodução/TV Gazeta


O prefeito de Marataízes (ES), Tininho Batista (PDT), e dois secretários foram afastados da prefeitura pela Justiça Federal, nesta terça-feira (13). O afastamento deve durar 90 dias.

A informação foi confirmada pelo município.

As ordens judiciais de afastamento temporário das funções públicas foram cumpridas durante a Operação Salvação, da Polícia Federal.

Os secretários afastados são o de Saúde, Eraldo Duarte Silva Junior, e o de Obras, Ricardo Pepe Reis.

Operação Salvação

A Operação Salvação, que investiga supostas solicitações de propina por agentes públicos de Marataízes.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na cidade e três ordens judiciais de afastamento temporário das funções públicas, além de sequestro de bens.

A Prefeitura de Marataízes informou que foi notificada a afastar o prefeito Tininho Batista e os secretários de Saúde e de Obras.

Segundo a PF, as investigações apuram indícios de que agentes públicos cobravam vantagens indevidas a empresários.

Os valores das vantagens, de acordo com a PF, variavam entre 5% e 10% do contrato, com possíveis manobras de dissimulação da origem ilícita das propinas.

"A operação investiga suposta solicitação de propinas, perpetradas, em tese, por agentes públicos do município de Marataízes. As investigações apontam indícios que os agentes públicos cobravam vantagens indevidas a empresários que prestavam serviços ao município", explicou o superintendente da PF no ES, Eugênio Ricas.

O município disse que "vai proceder com as determinações judiciais".

"O processo corre em segredo, portanto, não há maiores informações. Quanto ao prefeito Tininho, vai acionar o seu jurídico para apresentar as suas versões sobre os fatos", diz parte da nota da prefeitura.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem