Prefeitura de Jaguaré mantém campanha contra a dengue


A Prefeitura de Jaguaré lançou mais uma fase de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue. Nesta terça-feira, 07, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, do município iniciou a entrega dos talões de água referentes ao mês de maio junto com um panfleto com orientações sobre a importância do correto descarte de entulhos, além da limpeza dos quintais.

A Secretaria de Saúde do município também realiza ações pontuais de enfrentamento ao problema, e de prevenção ao mosquito transmissor. Desde o início do ano, a Prefeitura vem executando diversas estratégias envolvendo várias secretarias municipais. São ações de limpeza em terrenos públicos com retirada de entulhos, palestras e orientações aos estudantes das escolas municipais, ampliação do serviço do carro fumacê, pulverização nas casas dos bairros mais afetados, bem como o trabalho das equipes de endemias.

“Esse é um problema sério em que o Saae não poderia ficar de fora! Nós também estamos nessa luta e nesse esforço de conscientização dos moradores sobre a melhor forma de descartar lixo e entulho, e também sobre os horários corretos. Não adianta tirar o entulho do quintal e jogar na calçada. O problema vai continuar perto das pessoas”, ressaltou Valmir Cristo, diretor do Saae em Jaguaré.

O último Boletim Arbovirose divulgado pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira, 03, com informações sobre dengue, zika e chikungunya mostra que, apesar de apresentar certa estabilidade, o problema continua. Para dengue, são 554 notificações, 192 casos confirmados e 51 suspeitos. Já para os casos de zika são 17 notificações, 3 confirmados e 4 suspeitos. No caso de Chikungunya são 15 notificações, nenhum caso confirmado e 4 suspeitos.

Cuidados nos quintais

Os panfletos distribuídos pelo Saae, portanto apresenta orientações aos moradores sobre a importância de manter limpo o quintal das casas, além de informar sobre a maneira correta de estocar pneus, garrafas e outros objetos. Os quintais das casas estão entre os principais lugares onde se encontram focos do mosquito. Os pequenos depósitos móveis - latinhas, tampinhas, pequenas garrafas e outros são propícios para a proliferação do mosquito.

Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem