Prefeitura lança “Capacita Jaguaré”, Programa de Qualificação de trabalhadores no município


O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra sancionou, no dia 07 de junho, a Lei 1.611, que institui o Programa Municipal de Qualificação Profissional de Jaguaré, o “Qualifica Jaguaré”. O programa tem a finalidade de implementar meios de oferecer qualificação profissional objetivando a possibilidade de trabalho digno inserindo ou redirecionando as pessoas no mercado de trabalho.

A Prefeitura irá executar o Programa por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - em parceria com as secretarias de Educação e de Assistência Social, e buscará oferecer, entre outras iniciativas, melhoria do nível de escolaridade através de políticas públicas, inclusão social com acesso à tecnologia e à informação, capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho e reinserção ao mercado de trabalho e formação intelectual, técnica e cultural.

Crescimento com credibilidade

O Projeto de lei do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores no último dia 25 de maio. O prefeito Marcos Guerra comemora a aprovação da lei lembrando que o programa “Qualifica Jaguaré” vem atender o momento de perspectivas de crescimento do município.

“Estamos avançando e estruturando o município. São diversas ações como a instalação da subestação de energia em parceria com a Escelsa para gerar segurança energética, o Polo Industrial, que em breve terá ainda mais empresas, a implantação da rede de esgoto da cidade saltando de 5% para 60% do tratamento de esgoto na cidade. Enfim, estamos oferecendo estrutura e segurança administrativa com credibilidade para os empreendedores que estão chegando”, afirma Marcos Guerra.

Jaguaré atende a crescente demanda de investimentos

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cayo Casagrande destaca a importância da lei para o município em um cenário pós pandemia de covid-19 onde um grande número de trabalhadores no município está trabalhando na informalidade ou, ainda, muitos desempregados.

“Temos uma considerável parcela da nossa sociedade que não consegue se colocar no mercado de trabalho por falta de qualificação e os que possuem qualificação precisam buscar oportunidades fora do município. É preciso notar que Jaguaré está retomando o desenvolvimento como nunca antes visto. Muitas empresas estão demonstrando interesse em se instalar aqui, e estamos apresentando nosso município para todo o Brasil. Então, com esse programa, vamos oferecer qualificação da mão de obra para atender à demanda de empregos que estamos viabilizando, ainda mais forte num futuro próximo”, afirma o secretário.

Ainda segundo o secretário, a criação do programa objetiva a inserção social com fins produtivos gerando trabalho e renda. Segundo Casagrande “o desenvolvimento econômico deve ser pautado pela distribuição de renda sob um conceito de qualificação da mão de obra no município”, afirmou lembrando que muitas oportunidades de trabalho são perdidas por falta de conhecimento e capacitação em várias áreas.

Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem