Prosopagnosia: a cegueira facial que Brad Pitt diz ter ao não reconhecer rosto de pessoas

(Foto: Getty Images)

Quem nunca passou pela situação constrangedora de olhar para o rosto de uma pessoa, saber quem ela é, mas não lembrar o nome dela. Para algumas pessoas isso pode ser normal, mas também pode ser uma doença grave. Um dos rostos mais conhecidos de Hollywood, o ator Brad Pitt, afirmou em entrevista não reconhecer a face de seus amigos famosos. A atitude faz o artista ter a reputação de metido, distante e egocêntrico. Segundo ele, não é nada disso. Na verdade, Pitt, acredita ter prosopagnosia, ou cegueira facial, como é popularmente conhecida.

A doença é um distúrbio neurológico que atrapalha na capacidade de reconhecer pessoas, mesmo que elas sejam próximas. Indivíduos com a condição não conseguem identificar os traços do rosto de familiares como pais e filhos, de conhecidos, como amigos próximos, e nem de famosos, como atores de televisão. E costumam identificá-los por meio de outras características, como o cabelo, as roupas ou a voz. A confusão se deve pelo fato de que a área cerebral que reconhece as faces, é separada daquela responsável pelo arquivamento de nomes próprios.

A Prosopagnosia não escolhe o indivíduo pela idade, mas é mais frequente em decorrência de lesões no cérebro, como traumas ou AVC, por condições neuropsiquiátricas como doença de Alzheimer, depressão ou esquizofrenia. Além disso, o distúrbio também pode afetar crianças com transtornos de desenvolvimento, como autismo ou síndrome de Asperger.

Nenhum dos casos se encaixam em Pitt, que não possui um diagnóstico positivo da doença. Ele mesmo afirma que “ninguém acredita que eu tenho essa doença. Nem mesmo meus amigos mais próximos”.

Sintomas

Além da incapacidade de reconhecer e distinguir rostos de conhecidos ou de pessoas que não se conhece bem, o paciente de cegueira facial, em casos mais graves, não consegue distinguir o próprio rosto.

Ele ainda pode ter dificuldade de descrever características faciais, evita o contato visual com outras pessoas, tem dificuldade de acompanhar filmes e séries, pois não existe o reconhecimento do rosto dos personagens e tem a sensação de desorientação, ou se sentir “perdido” em locais com muita aglomeração. Não consegue manter um relacionamento duradouro, além de existir uma dificuldade de interação social (tanto na vida pessoal, como na profissional).

O que acaba gerando problemas mais graves como crises do pânico, por ter medo de ter contato com outras pessoas; transtornos de ansiedade social e até mesmo depressão.

Diagnóstico

Por ser pouco conhecido e popularmente atribuído à memória ruim, a doença é dificilmente diagnosticada. Especialistas ressaltam que o distúrbio não tem relação com a inteligência ou a memória em seu sentido amplo. O reconhecimento da Prosopagnosia é feito por um neurologista ou neuropsicólogo. O paciente faz testes no intuito de identificar rostos familiares, famosos e desconhecidos e é instruído a detectar diferenças nas características entre as pessoas.

Em casos mais sérios, o profissional ainda pode realizar exames de imagem como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada para verificar alterações na área do cérebro responsável pelo sistema cognitivo visual.

Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem