Restituição do IR: 2° lote será pago em breve. Veja como consultar


A restituição do Imposto de Renda (IR) começou no dia 31 de maio, com o primeiro depósito para milhões de pessoas. Agora, em 30 de junho, o 2º lote deverá ser pago. Sendo assim, veja como conferir se você foi incluído no próximo repasse da restituição.

Vale lembrar que o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda já terminou. De acordo com a Receita Federal, cerca de 2 milhões de pessoas caíram na malha fina e serão notificadas. O contribuinte terá duas opções: recorrer da decisão da Receita ou aceitar os termos e fazer as correções com pagamento de multas.

Como fazer a consulta da restituição do IR

A consulta da restituição do Imposto de Renda pode ser feita de formas diferentes. Confira as opções abaixo:
De acordo com a previsão da Receita Federal, a consulta do novo lote da restituição do Imposto de Renda será liberada no dia 23 de junho.

Inclusive, já foi anunciado que a partir do 2º lote, haverá uma correção nos valores da restituição. O reajuste será de 1%, com o objetivo de corrigir a diferença da taxa básica de juros (Selic) que havia saltado de 11,75% para 12,75%.

Por outro lado, não foi informado se haverá uma nova correção, já que a Selic voltou a subir, agora em 13,25%.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2022

O calendário da restituição do Imposto de Renda 2022 já foi liberado pela Receita Federal. Os contribuintes foram divididos em cinco grupos diferentes. O 1º lote foi pago, beneficiando aposentados, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores. Veja as datas para os próximos repasses:
  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Fonte: Concursos no Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem