Sabia dessa? O ventilador de teto pode ser usado no inverno para aquecer a casa

Ventilador de teto pode ser usado também para aquecer a casa nos dias mais frios, basta acionar a função exaustão (Foto: Reprodução / Shoptime)

Mais do que deixar o ambiente fresco nos dias quentes, o ventilador de teto pode também funcionar no inverno para deixar a casa mais aquecida com economia de energia, além de proporcionar um clima agradável e saudável à circulação do ar. Isso é possível graças à função exaustão, por isso separamos algumas dicas de como usá-la. Confira!

Como funciona

Na função exaustão do ventilador de teto, as pás giram no sentido anti-horário e serve para circulação do ar sem fazer vento no ambiente. Por essa razão, é ideal para ser usado quando as temperaturas diminuem e, com isso, fazer com que haja uma renovação do ar sem esfriar a casa.

A física explica

Para quem duvida que um ventilador de teto pode contribuir para o aquecimento da casa, a física explica! O ar quente é mais leve, concentrando-se na parte superior do ambiente; já o frio é mais denso, alojando-se perto do chão. O modo exaustão, portanto, retirará o ar quente acumulado no teto e irá espalhá-lo pelo ambiente, gerando um equilíbrio na temperatura e deixando a área mais aquecida.

A função exaustão do ventilador de teto pode ser acionada no controle da parede ou por controle remoto (Foto: Reprodução / Shoptime)

Economia de energia

Quando o ventilador de teto é usado no modo exaustão juntamente ao aquecedor nos dias de frio intenso, é possível diminuir a frequência de acionamento do aquecedor, gerando economia de energia elétrica.

Como ativar a exaustão

Essa função pode ser acionada pelo controle fixado na parede ou pelo remoto, quando o aparelho tiver. Também é possível usar um aplicativo, caso o ventilador de teto seja controlado por celular.

É importante ressaltar que, ao trocar o modo ventilação para exaustão e vice-versa, o aparelho deve estar totalmente parado. Isso evita que o equipamento seja danificado.

Fonte: Casa&Jardim


Postagem Anterior Próxima Postagem