Serra é uma das cidades no Brasil que mais contribui para o aquecimento global


Apesar de as consequências das mudanças climáticas em todo globo terrestre ser de maneira unânime, o Espírito Santo possui um município na lista dos maiores contribuintes para o aquecimento global.

De acordo com o estudo do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, do Instituto de Energia e Meio Ambiente, que não tem ligações governamentais, a Serra, sozinha, emitiu 10,2 milhões de toneladas de gás carbônico em 2019, dado mais recente.

Diante esse número exorbitante, o município da Grande Vitória ficou na 14° colocação entre os maiores poluidores do Brasil.

Segundo o pesquisador do Instituto Energia e Meio Ambiente Felipe Barcelos e Silva, o município serrano fica nessa posição, pois hospeda a grande siderúrgica de Tubarão, uma das maiores do Brasil e a que mais produz aço em todo território.

Outras cidades capixabas como Linhares, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Vitória, Colatina e Vila Velha, nesta ordem, também aparecem no levantamento de mais de 5 mil municípios.

A Prefeitura da Serra reconheceu a má posição no ranking de emissores de gás carbônico, mas disse que compensa parte do que polui em projetos que reduzem o consumo de energia.

Além disso, ressalta haver também planos de melhoria no saneamento e implantação de coleta seletiva.

Já a Arcelor Mittal, responsável pela maior atividade industrial da Serra, disse que busca continuamente aperfeiçoar as operações da empresa para reduzir o impacto ambiental, com plano de se tornar carbono neutro em 2050.

Atividades industriais e dióxido de carbono

O dióxido de carbono é o principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo tão temido aquecimento global. No Espírito Santo, os municípios com as piores colocações estão lá por conta das atividades industriais.

Segundo Ana Paula do Nascimento Silva, gestora ambiental, há uma economia muito forte circulando nos municípios, por ter as maiores industriais instaladas. "Acaba que não tem como não justificar a ação, a não ser ter um olhar sustentável."

Outro motivo que leva a situação crítica do planeta é o desmatamento. Os maiores emissores de gás carbônico são municípios sem indústrias relevantes: Altamira, e São Félix do Xingu, no Pará, e Porto Velho, em Rondônia. Já São Paulo é o quinto maior poluidor, e as atividades industriais e de transporte são os principais responsáveis.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem