Sespa confirma cinco casos de doença de chagas em família

Inseto barbeiro, causador da Doença de Chagas — Foto: Divulgação/ Saúde

Das sete amostras de sangue de pacientes que apresentaram sintomas característicos de doença de chagas, em Monte Alegre, oeste do Pará, cinco tiveram diagnóstico positivo para a enfermidade. As amostras coletadas pela Vigilância em Saúde do município, foram enviadas para análise no Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA) em Belém.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Monte Alegre, Nely Pimentel, os cinco pacientes diagnosticados com doença de chagas são da mesma família e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Todos estão em tratamento domiciliar, recebendo a assistência médica necessária.

"Apenas um paciente teve que ficar internado no início dos sintomas devido a intensas dores. Mas hoje ele já se encontra em domicílio fazendo tratamento. Essas pessoas consumiram açaí, então, diante dessa situação a equipe de entomologia da nona regional da Sespa já veio no município fazer o controle de triatomíneos, com armadilhas para captura de barbeiros, para ver como está está a infestação de barbeiros na comunidade", informou Nely Pimentel.

Os pacientes com diagnóstico de doença de chagas em Monte Alegre têm entre 12 e 69 anos de idade.

Devido a suspeita de que os pacientes tenham contraído a doença após ingestão de açaí contaminado por fezes de barbeiro (inseto transmissor da doença), a Vigilância Sanitária de Monte Alegre já iniciou o levantamento dos pontos de batedores do produto para que seja feita uma reciclagem e novos cursos de boas práticas de manipulação.

Nely Pimentel destacou que é preciso que a população fique alerta e procure se cercar de cuidados na hora de escolher o açaí que vai levar para casa. Dar preferência aos estabelecimentos que seguem as boas práticas na manipulação do produto.

"Geralmente as contaminações são orais. Elas ocorrem tanto pelo consumo de açaí, bacaba e caldo de cana contaminados pelas fezes do barbeiros. Então é importante as pessoas saberem a procedência, como os batedores estão manuseando o açaí, a bacaba e também a cana, justamente para evitar contaminações", alertou Nely Pimentel.

Transmissão e Sintomas

A Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é transmitida ao homem através do inseto conhecido como barbeiro (Triatoma infestans). Considerada uma doença tropical, ela pode afetar o coração e o sistema digestivo.

A transmissão pode ocorrer no contato com as fezes contaminadas do barbeiro, por via oral (com a ingestão de alimentos contaminados), de forma vertical (em que a mãe passa para o filho durante a gestação ou parto), transfusional ou até mesmo acidental.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a doença de Chagas pode se manifestar de em duas fases, sendo a aguda com apresentação de sintomas ou não e crônica, que se torna mais crítica.

Na fase aguda, os sintomas que podem aparecer são:
  • febre prolongada
  • dor de cabeça
  • fraqueza e mal-estar
  • inchaço no rosto e nas pernas

Na fase crítica, a doença pode apresentar problemas cardíacos e digestivos.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem