Temporada de baleias no ES: saiba como fazer turismo de observação


Observação de baleias atrai turistas para o ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta


A migração das baleias-jubarte pelo litoral do Espírito Santo já começou.

Por causa da caça predatória, as jubarte já estiveram na lista de animais em extinção, mas graças ao trabalho de preservação da espécie, a população desses animais foi recomposta e as baleias já não estão mais ameaçadas.

A temporada de observação de baleias no estado vai de junho a novembro. Nesse período, as jubarte podem ser avistadas principalmente na região do de Abrolhos, trecho entre o Espírito Santo e a Bahia.

Em Vitória, o passeio tem, em média, seis horas de duração. A previsão é de que sejam feitas ao menos duas expedições turísticas por semana neste ano.

Agências especializadas no turismo de observação de baleias vendem os passeios. O projeto Amigos da Jubarte capacita as operadoras e relaciona as agências certificadas no site www.queroverbaleia.com.

Banco dos Abrolhos, trecho entre o Espírito Santo e a Bahia, é uma das principais regiões de avistamento de baleias — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Podem fazer o passeio os maiores de seis anos. O valor, em média, para um adulto é de R$ 360 e R$ 295 para crianças entre seis e 12 anos.

O pacote costuma incluir, além da viagem na embarcação, o acompanhamento de um guia e de um pesquisador, seguro individual, água e um lanche leve.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem