Com o 5G, parabólicas deixam de receber sinal da TV aberta; veja o que fazer


A ativação da quinta geração de internet móvel — o 5G — em Brasília, nesta quarta-feira (6), vem acompanhada de algumas mudanças tecnológicas na capital. Uma delas diz respeito às antenas parabólicas, que não vão mais receber o sinal da TV aberta (veja detalhes abaixo).

A capital, primeira cidade do país a contar com o 5G, tem atualmente 3.341 antenas parabólicas, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por isso, quem usa esses equipamentos vai ter que trocar o aparelho por um digital para não perder o sinal televisivo.

As novas antenas podem ser internas, instaladas ao lado dos televisores, ou externas, colocadas nos telhados. Para famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), a mudança para a antena digital pode ser feita de maneira gratuita (veja detalhes abaixo).

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB Ugo Dias aponta ainda que, se o consumidor possui TV por assinatura, não é preciso fazer nenhuma mudança após a chegada do 5G na capital.

"As redes de celulares 5G não vão influenciar qualquer outro equipamento do nosso dia a dia. Só esse sistema de TV por parabólica vai ser afetado", afirma o docente.

O que muda

Quem usa antenas parabólicas terá que trocar o aparelho para não perder o sinal da TV aberta — Foto: TV Globo/Reprodução

Atualmente, as antenas parabólicas operam na banda C, ou seja, em 3,5 GHz, explica o diretor-conselheiro da Anatel Moisés Queiroz Moreira.

O especialista aponta que a frequência é a mesma que será usada pelo 5G. Para evitar prejuízos ao serviço, o especialista explica que a TV aberta migrará para a banda Ku.

"Quando [o 5G] for ligado, quem tem antena parabólica sofrerá interferência e não vai mais funcionar", aponta Moreira.

No Brasil, a antena parabólica estava presente em 27% dos lares em 2019, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Equipamentos gratuitos

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), da Anatel, tem um programa de distribuição gratuita da nova parabólica digital, conversor e cabos. Para fazer parte, é preciso se encaixar nos seguintes critérios:
  • Ser inscrito no CadÚnico;
  • Possuir uma antena parabólica tradicional, devidamente instalada e conectada à TV.
A solicitação do kit e a instalação devem ser agendados por meio do site da EAF. Segundo a entidade, a mudança de equipamento de forma gratuita está disponível apenas nas capitais brasileiras.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem