ES descarta segundo caso suspeito de varíola dos macacos e começa a investigar terceiro

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: Science Photo Library

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (4), que as amostras do segundo caso suspeito de varíola dos macacos no estado, que estavam em análise no laboratório referência no Rio de Janeiro, tiveram resultado negativo para a doença.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde também nesta segunda.

A Sesa divulgou ainda que iniciou, no último sábado (2), uma nova investigação de um outro caso suspeito da doença no estado.

"Trata-se de um homem, na faixa etária entre 20-29 anos, com histórico de viagem a diversos países com casos já confirmados para a doença", informou a Sesa.

Ele está internado em um hospital da Grande Vitória. De acordo com a Sesa, o paciente disse que os sintomas iniciaram no dia 7 de junho com erupções cutâneas nas regiões da cervical e tórax, sem dores.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, neste domingo (3), 76 casos de varíola dos macacos no país. Os casos foram registrados em seis estados e no Distrito Federal.

O ministério afirmou ainda que está em articulação com as secretarias estaduais de saúde para continuar monitorando o surgimento de novos casos e rastrear as pessoas que tiveram contato próximo com os infectados.

Nos últimos meses houve um surto da doença na Europa e nos Estados Unidos. O primeiro caso no Brasil foi registrado no dia 8 de junho.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem