Jaguaré inicia audiências do Orçamento Participativo


Teve início nesta segunda-feira – 26, no distrito de Água Limpa a série de audiências do Orçamento Participativo em Jaguaré. A reunião foi realiza na Escola Municipal de Ensino Fundamental Orélio Caliman e contou com a participação de diversos moradores, do prefeito Marcos Guerra, do vice-prefeito Elder Sossai e de vários secretários municipais, além do vereador Preto Queiroz.

O objetivo das audiências do Orçamento Participativo é assegurar e promover a participação direta da população em processos de decisão sobre a prioridade de investimentos e projetos a serem desenvolvidos com o orçamento de 2023. A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria de Finanças e Administração quer, dessa forma, compartilhar com o Poder Legislativo municipal e os moradores as decisões de aplicação dos recursos públicos.

Participação popular pelo desenvolvimento do município

As audiências serão realizadas ainda em Fátima, Barra Seca, Palmito, Giral e na Sede, até o dia 04 de agosto. O prefeito Marcos Guerra destacou o caráter democrático das ações do Orçamento Participativo com a população de Jaguaré.

“A demanda que a comunidade escolher como prioritária entra no planejamento da Prefeitura para ser implementada. É importante que as pessoas saibam que nós estamos de portas abertas para receber, ouvir e acolher as decisões da comunidade definidas nessas audiências. Estamos firmes no propósito de construir uma Jaguaré cada dia melhor e contamos com a população para isso”, assegurou o prefeito Marcos Guerra.


Eixos prioritários

Os moradores em Água Limpa levantaram questões acerca de problemas relacionados a assistência da Escelsa aos moradores, saúde, tratamento de esgoto e melhoria dos serviços urbanos na comunidade.

“Nessa primeira audiência tivemos em Água Limpa a participação positiva da comunidade, do prefeito, do vice-prefeito, secretários e o vereador Preto Queiroz. Discutimos sobre vários eixos que a comunidade entende que o município deve priorizar, entre eles sobressaíram saneamento básico, saúde e segurança. Então nós saímos da reunião com esses apontamentos interessantes que serviram de base para a elaboração de prioridades e de destinação de recursos públicos no orçamento de 2023” ressaltou o secretário municipal de Finanças e Administração, João Marcos Preato.

O Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é um mecanismo democrático de atuação conjunta entre o governo e a sociedade que permite à população participar e decidir sobre a aplicação do orçamento público. Geralmente o orçamento da Prefeitura, através de processos que promovem a participação da comunidade costumam ser destinados a obras de infraestrutura, saneamento e serviços para a região que participa.

O poder de decisão, dessa forma é compartilhado entre a Administração e a sociedade. A medida ajuda a reforçar a participação das pessoas, em um primeiro momento, e principalmente privilegiar a vontade popular na definição das políticas públicas. As ações da Prefeitura a partir das audiências do Orçamento Participativo também permitem a transparência da prestação de contas da Prefeitura.


Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem