No Sudeste, Casagrande é o governador que mais cumpriu promessas de campanha


Resultado de levantamento realizado pelo g1, que avalia o quanto os políticos cumpriram as promessas de campanhas nesses 3 anos de meio de mandato, aponta que na região sudeste, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, aparece em 1º lugar entre os governadores que mais cumpriram, na íntegra, as promessas de campanha.

Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo - Hélio Filho/SECOM

No levantamento, atualizado e publicado na quarta-feira (27/07), Casagrande cumpriu totalmente 55,89% das promessas da campanha eleitoral de 2018, índice muito acima da média nacional, que ficou em 39%.

Os demais Estados da região, São Paulo cumpriu totalmente 40,55% das promessas, Minas Gerias 21,43% e Rio de Janeiro 20,70%.


No levantamento, o site considerou 34 promessas do governador Renato Casagrande, das quais 19 foram cumpridas totalmente, 6 cumpridas em partes e 9 não foram cumpridas ainda.

Considerando as cumpridas totalmente e as cumpridas em partes (projetos em execução), Casagrande alcança o índice de 73,53% de execução de seus compromissos de campanha.

Levando em conta o ranking dos 26 Estados, o governador do Espírito Santo é o 5º que mais cumpriu promessas

Os dados do levantamento comprovam a disparidade no cenário de desenvolvimento do Espírito Santo frente a outros Estados brasileiros nos últimos anos. O volume de investimentos do governo capixaba e o equilíbrio das contas públicas, mesmo em meio à crises, tem permitido segurança para realizar as políticas públicas, investir com responsabilidade e atrair investimentos que resultam em desenvolvimento econômico sustentável e bem estar social.

Sobre o levantamento

O levantamento apura promessas de campanha de presidente, governadores e prefeitos e separa tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato dos políticos.

Quais são os critérios para medir as promessas?
  • Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento.
  • Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências.
  • Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é "cumpriu" apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é "não cumpriu". Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é "em parte". Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é "em parte".

Observação: há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status é dado como "não avaliado".

Quais promessas são levadas em conta?

Promessas feitas durante a campanha: ou seja, o que o candidato promete em discursos, entrevistas, planos de governo, enquanto ainda não foi eleito.

Promessas entre a eleição e a posse: em alguns casos, são consideradas promessas pontuais feitas em ocasiões como o discurso de posse, desde que elas não signifiquem uma redução do que foi prometido na campanha.

A relação completa por estado pode ser conferida na página especial "As promessas dos políticos".

Postagem Anterior Próxima Postagem