Operação apreende 15 toneladas de carne suína de origem clandestina

Carne de origem clandestina apreendida no ES — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma operação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) da Polícia Civil e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu cerca de 15 toneladas de carne suína de origem clandestina nesta terça-feira (5), em Vila Velha, na Grande Vitória.

A operação aconteceu depois que o Idaf recebeu uma denúncia.

De acordo com a Polícia Civil, a carne estava sendo embalada sem autorização, em local com condições sanitárias incompatíveis, em uma indústria do bairro Ilha das Flores, que funcionava como entreposto clandestino.

O delegado Eduardo Passamani, titular da Decon, disse que o estabelecimento tinha autorização da Vigilância Sanitária e poderia comprar e revender o produto mas não manuseá-lo, como vinha acontecendo.

"Ele podia funcionar como entreposto, comprar e revender o produto. Ele não podia comprar, manusear e revender depois de manusear. Ele abria, fracionava e revendia. Quando você compra e abre você colocou em um ambiente sanitariamente inadequado, ele perde toda a garantia de higiene. É um material que pode colocar em risco a vida do consumidor. Existiam alguns pedaços em que foi constatado que a carne já não era de boa procedência", detalhou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, pelo menos 40 estabelecimentos compraram o produto do entreposto clandestino.

"A princípio, era uma embalagem de boa qualidade mas o produto era irregular e não passou por um controle. Quando você pega um produto que não atende uma classificação, ele pode estar contaminado e fazer mal ao consumidor e a gente não pode deixar o consumidor exposto a esse risco", disse o delegado.


Os estabelecimentos que compraram o produto do entreposto estão sendo identificados e serão notificados para que a carne seja retirada de circulação.

O estabelecimento teve a área de manipulação de carnes para revenda de produtos de origem animal interditada e o material foi recolhido pelo Idaf para descarte. Os proprietários foram multados.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, os donos do estabelecimento podem responder por crime contra a relação de consumo, com penas que variam entre dois a cinco anos.

O nome da marca da carne adquirida pelos donos do entreposto clandestino, os nomes deles, o valor da multa e os 40 locais que compraram o produto não foram divulgados pela Polícia Civil.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem