PF deflagra operação e prende três por fraude no INSS

Material apreendido pela Polícia Federal. — Foto: PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação contra fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) nas cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaruçu e Belo Oriente, na região do Vale do Aço de Minas Gerais.

Três pessoas foram presas e foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra o grupo criminoso. Eles agiam falsificando certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovante de residência para criar pessoas fictícias e conseguir os benefícios.

"Laudos de biometria forense elaborados por policiais federais permitiram a identificação destas pessoas fictícias. As fraudes, com utilização de documentação falsificada, envolviam a concessão de benefícios previdenciários, sendo a maioria de amparo ao idoso de baixa renda, e o procedimento de “prova de vida”, que era realizado pelos próprios investigados", informou a PF.

Outros integrantes do grupo foram identificados e serão qualificados por associação criminosa e crime de estelionato qualificado. A pena pode variar de 2 a 9 anos de prisão.

O prejuízo para a União por causa da fraude chegou a R$ 11 milhões e 700 mil. O grupo poderia dar um prejuízo de mais de R$ 8 milhões de não tivessem sido descobertos.
Notícias exclusivas e ilimitadas

Fonte: O Tempo


Postagem Anterior Próxima Postagem