A decisão foi tomada numa reunião realizada na noite de quarta-feira (13); emocionado, Contarato diz que respeita hierarquia e retira pré-candidatura ao governo
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) chegou à conclusão de que o melhor caminho a ser trilhado, pensando num projeto nacional, é seguir a orientação nacional do partido e retirar a pré-candidatura própria do senador Fabiano Contarato ao governo do Estado e apoiar o projeto de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).
Entre os militantes petista houve acordo quanto essa decisão e não foi preciso fazer uma votação.
No entano, a corrente interna do PT “Democracia Socialista (DS)”, mostrou posicionamento contrário à retirada da pré-candidatura própria e emitiu uma nota que diz que na chapa do governador Renato Casagrande não haveria espaço para a sigla.
Trecho da carta enviada aos petistas durante a reunião diz:
“Não há lugar para o PT nesta chapa ao lado de conservadores e bolsonaristas.”
O Senador Fabiano Contarato participou da reunião e falou sobre a decisão, disse que é um soldado do partido e que aceitava retirar sua candidatura, respeita a hierarquia, entende e aceita a decisão da cúpula nacional do partido.
Em outro momento de seu discurso, ele disse que era um soldado do PT e que estava disposto a fazer o melhor. E que se nesse momento o entendimento é de que ele não deveria disputar, que ele iria acatar, apesar de sonhar em apresentar “um projeto progressista com P maiúsculo para o Estado”. Também teria dito que vai rodar o Espírito Santo em campanha para o ex-presidente Lula.
A fala do senador durante a reunião foi considerada “revigorante” pela militância, que entendeu ser preciso priorizar o projeto nacional.
O PT estadual deve anunciar publicamente a decisão nesta quinta-feira (14), já que a reunião ontem terminou por volta das 23h30.
(Da Redação / Com informações de A Gazeta)