Tumba ligada à lenda do Rei Arthur na Inglaterra será escavada pela primeira vez


Pesquisadores da Universidade de Manchester investigam túmulo do Neolítico

Arqueólogos investigam área próxima à Pedra de Arthur Universidade de Cambridge

O Rei Arthur, mítico governante de Camelot, pode ser mais conhecido por puxar a espada mágica Excalibur de uma pedra, mas há outra formação rochosa que leva seu nome, escondida no interior da Inglaterra.

Arqueólogos estão escavando pela primeira vez uma tumba neolítica de 5.000 anos chamada Pedra de Arthur em homenagem ao lendário rei medieval. O projeto é resultado de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de Manchester e a English Heritage, instituição beneficente que preserva centenas de prédios históricos na Inglaterra.

A Pedra de Arthur fica em Herefordshire, no oeste do país, perto da fronteira com o País de Gales. O monumento consiste em uma grande pedra angular sustentada por uma série de pedras verticais. Os visitantes podem reservar passeios para ver o monumento e aprender mais sobre as escavações.

As ruínas são uma parte importante da história do Reino Unido, mas pouco se sabe sobre elas. Espera-se que as escavações no local revelem mais sobre os antigos habitantes da ilha, disse Julian Thomas, professor de arqueologia da Universidade de Manchester, que lidera o projeto.

É provável que a tumba tenha sido usada como local de descanso para corpos humanos, que foram deixados para se decompor na câmara e reorganizados após o apodrecimento da carne e apenas os ossos limpos permaneceram, disse Thomas.

Nada foi encontrado na própria câmara, e provavelmente foi perturbada no início dos tempos modernos, afirma o professor.

Em escavações anteriores na área circundante, a equipe descobriu uma extensa avenida de postes verticais que levam ao sul do monumento ao Vale Dourado, um vale sob as colinas onde o túmulo está localizado, disse ele. Os primórdios do caminho foram encontrados no ano passado.

Além disso, o antigo marco de pedra do monumento continua intacto ao longo do lado sul da estrutura, disse Thomas. Um cairn – uma pilha de pedras criadas por humanos – cerca a câmara onde os mortos foram decompostos, explicou.

Pedra de Arthur / Divulgação

A lenda por trás da Pedra de Arthur

Várias histórias que surgiram ao longo dos anos ligam o lendário rei ao túmulo. Um dos contos mais famosos diz que o Rei Arthur lutou e matou um gigante que caiu para trás no topo da tumba, quebrando-a em duas, disse Thomas.

Outra lenda sugere que os recuos na pedra angular são onde Arthur se ajoelhou em oração.

Por mais divertidos que sejam esses mitos, não há associação histórica documentada entre o Rei Arthur e a estrutura, disse Thomas. Além disso, os historiadores não conseguiram confirmar que o Rei Arthur realmente existiu.

Um significado histórico maior

A tumba foi construída durante um período crítico na história do Reino Unido, quando plantas e animais foram domesticados e ferramentas de cerâmica e pedra polida foram criadas, disse Thomas. Grandes monumentos também se tornaram muito mais comuns e outros locais como Stonehenge foram erguidos.

Este é também o período em que pessoas da Europa continental viajaram para a ilha, então a construção de monumentos como a Pedra de Arthur teria sido parte da criação de novos grupos sociais e tradições, disse Thomas.

“O ato de construir algo tão grande, sem dúvida, teria sido importante, pois reuniria as pessoas para o trabalho, aumentando a solidariedade social e talvez gerando prestígio para a pessoa ou pessoas que comandam a obra”, explicou o professor.

Fonte: CNN Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem