Vaticano terá mulheres em conselho do Papa pela primeira vez na história

Papa Francisco durante entrevista à agência Reuters, no Vaticano, no início de julho de 2022, na qual disse que queria dar a mulheres cargos de alto escalão no Vaticano. — Foto: Remo Casilli/Reuters

Pela primeira vez na história do Vaticano, mulheres passarão a fazer parte do conselho do Papa, um importante comitê que norteia decisões do pontífice, .

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (13) três mulheres - duas freiras e uma advogada - para fazer parte do comitê, que sempre foi formado apenas por homens. O conselho é responsável, entre outras funções, por aconselhar o papa na escolha de novos bispos ao redor do mundo.

No início do mês, o papa Francisco já havia declarado que tinha a intenção de dar mais posições de alto escalão a mulheres dentro do Vaticano.

As três mulheres nomeadas para o conselho são as freiras Raffaella Petrini - que é atual governadora da Cidade do Vaticano - e Yvonne Reungoat, e a chefe da associação das organizações de mulheres católicas, a advogada Maria Lia Zervino.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem