VÍDEO | Homem é morto por PMs após levar três tiros em abordagem policial


Segundo a família, vítima estava em um bar e aparece no vídeo com as mãos para cima. PM afirma que homem tinha passagem pela polícia e que não houve excessos por parte da corporação.

Homem é morto após abordagem da PM na Vila Barraginha, Contagem — Foto: Arquivo Pessoal

Um homem de 29 anos, negro, foi morto por militares na noite de sábado (16), na Vila Barraginha, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo familiares, a vítima é Marco Vinícius Vieira Couto, e ele estaria em um bar quando foi abordado pela polícia. Ainda de acordo com os parentes, os militares argumentavam ter recebido denúncia de que ele estaria fazendo disparos no local. Mesmo após negar estar armado, ele teria sido morto.

Imagens de vídeos feitos por moradores da região mostram o momento em que a vítima conversa com os policiais com as mãos para cima e depois é conduzido para parte de trás de um veículo. Em seguida, é possível ouvir disparos de arma de fogo e a gritaria de testemunhas dizendo que ele não reagiu.

Em entrevista coletiva realizada neste domingo (17), a Polícia Militar informou que o militar envolvido na ocorrência foi encaminhado para o 39º Batalhão e que, na abordagem, o homem teria resistido e reagido. Ainda de acordo com a corporação, o militar deu três tiros e a vítima foi socorrida com vida, mas morreu no hospital.

"Não ha qualquer tipo de excesso, de exagero na abordagem", afirmou a porta-voz da Polícia Militar, capitão Layla Brunnela, que também aponta edição nos vídeos que circulam em redes sociais. Segundo ela, é possível ver um volume [que seria a arma] no bolso de trás da roupa do suspeito, nas imagens. Segundo a PM, ele tem sete passagens por porte de arma, nove por tráfico e uma por venda de armas.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais afirmou ter acionado as autoridades, como o Ministério Público e a Ouvidoria de Policia do Estado.

Segundo a comissão, essa foi a "terceira execução no local em menos de duas semanas" e, de acordo com denúncia à entidade, ocorreram porque "o suposto traficante e outros não pagaram os valores de suposta corrupção cobradas e devidas aos policiais".
 
VEJA O VÍDEO (Imagens fortes)

Fonte: G1 MG


Postagem Anterior Próxima Postagem