Afastamento do trabalho por depressão chega a quase 10 mil no ES; saiba identificar os sinais


Cerca de 9.500 pessoas foram afastadas do trabalho só no primeiro semestre deste ano por doenças como ansiedade e depressão. Os números, divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, trazem a necessidade de medidas para reduzir esse problema.

A atendente Fabiana Vidal faz parte desta estatística. Ela trabalhava numa operadora de planos de saúde. Começou sentindo-se cansada e triste mas os sintomas só foram se agravando.

"Sentia uma dor muito grande, uma tristeza, uma angústia, uma vontade de chorar. Qualquer coisa me gerava um desconforto", relembra. O quadro de ansiedade e depressão ficou tão grave que ela chegou a ser internada. "É uma doença que não escolhe raça, classe social. Não escolhe ninguém. Ela simplesmente acontece. Quando se percebe, a pessoa pode acabar como eu: numa clínica psiquiátrica, tomando medicação, tendo que se ausentar do trabalho para se tratar", narra.

Foto: Reprodução TV Vitória

Ela está afastada do trabalho há três anos. O caso dela está longe de ser raro. Pelo contrário, é cada vez mais comum. Só no primeiro semestre deste ano, 9 mil e 500 pessoas no Espírito Santo foram afastadas do trabalho por doenças como ansiedade e depressão.

Segundo os especialistas em gestão de pessoas e recursos humanos, são vários fatores que desencadeiam depressão no mundo corporativo, mas a pressão das empresas pelo cumprimento de metas é o principal.

"A falta de uma escuta ativa por parte da liderança, por parte da família leva o indivíduo a um autoindicador de estresse. A pressão por resultado, hoje, é uma grande alavanca para uma depressão e para um estresse fortíssimo", aponta o professor em Gestão de Pessoas, Marcelo Rivani.

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o Brasil é o campeão em depressão e ansiedade no trabalho. Numa lista de 11 países pesquisados, o Brasil lidera com 63% dos casos de ansiedade e 59% dos casos de depressão.

Esse foi o tema central desse evento da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Vitória. Os participantes debateram sobre o que os líderes devem fazer nas empresas para reduzir esse tipo de problema.

Segundo Rivani, um dos palestrantes, é preciso equilibrar a exigência de resultados, que é importante para empresa, com a necessidade de cuidar do funcionário.

"A primeira coisa que o líder deve fazer é escutar as pessoas. O silêncio grita. A dor fala muito alto. Pessoas com processo de depressão e ansiedade gritam todos os dias. Só que o líder deve estar apto e querer escutar", recomenda.

Fabiana recebe auxílio do INSS e ainda não se sente preparada para voltar ao trabalho, mas tem fé que isso vá acontecer em breve. "Tenho muita fé em Deus que em breve eu vou voltar. Vou estar tão bem quanto antes. Aliás, melhor", finaliza.

Quais são os primeiros sintomas da depressão no trabalho?

A depressão no mundo corporativo é muito mais comum do que as pessoas imaginam, e, muitas vezes, apresenta sintomas que passam despercebidos no dia a dia corrido de trabalho.

Confira alguns dos sintomas de depressão no ambiente de trabalho mais comuns, que devem ser observados principalmente pelos gestores de RH e líderes de equipes.

Falta de motivação

A motivação está atrelada a fatores internos, que podem ter relação direta com a cultura do negócio, ou com fatores externos, geralmente ligados a questões familiares, aprovação, e outras questões.

É muito comum que a falta de motivação gere episódios de depressão no trabalho, isso porque, funcionários que não são motivados, perdem o desejo de realizar suas funções.

Queda na produtividade

Outro fator muito notado em pessoas depressivas, é a queda de produtividade. Normalmente, quando um colaborador deixa de ser produtivo, ele pode estar com problemas pessoais, financeiros, ou, simplesmente estar se adaptando a cultura organizacional da empresa.

Tristeza profunda

A tristeza profunda é uma das principais características da depressão, não só no trabalho, mas também no cotidiano das pessoas.

Esse sintoma é bastante característico da depressão no trabalho, e pode passar despercebido, por conta da tristeza de algumas pessoas não enxergarem o sentimento como doença.

Procrastinação de atividades diárias

A procrastinação de atividades diárias (deixar tudo para depois) pode ser um elo entre depressão e trabalho, isso porque, é bastante comum que a desmotivação deixe as pessoas mais distraídas, e, em consequência disso, se tornem pessoas procrastinadoras.

Fonte: TV Vitória/Record


Postagem Anterior Próxima Postagem