Alecrim, o cão que espanta medo e depressão de crianças internadas

Por meio do projeto ‘Pet Terapia’, um fofo cão chamado Alecrim vem fazendo a alegria de pacientes em um hospital do Pará. Foto: Divulgação

Os cães são verdadeiros anjos e o Alecrim também é um fofo! Ele vem fazendo a alegria de crianças internadas em um hospital do Pará.

Além de alegrar o ambiente, a visita do cãozinho diminui o medo e a ansiedade dos pacientes durante o tratamento. E não somos nós que estamos dizendo!

“Fiquei muito alegre. Ele me abraçou e eu abracei ele. Queria levar para a minha casa”, disse o menino Gabriel Pereira, de 8 anos, que está há um mês internado por causa de uma queimadura.

Pet Terapia

O cãozinho está auxiliando crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Mais de 10 crianças, incluindo em tratamento por causa de queimaduras, receberam a visita do cão Alecrim em uma sessão de ‘Pet Terapia’.

O projeto teve início este mês no hospital que é referência no Pará em diferentes complexidades clínicas com atendimento pelo Sistema Único de Saúde. A primeira visita ocorreu na última semana.

Com esse novo formato de terapia, a ideia é tirar essas crianças e seus acompanhantes do ambiente da internação e usar esse elemento terapêutico para diminuir sentimentos como medo, ansiedade e até quadros depressivos”, afirmou a coordenadora do Escritório de Experiência do Paciente, Roberta Kelly.

Cãozinho preparado

Para esse tipo de trabalho, o animal precisa ser treinado e claro, com todas as vacinas em dia.

No caso do cão Alecrim, ele é integrante do Batalhão de Ação com Cães (BAC), da Polícia Militar, e foi treinado desde filhote para integração com crianças e idosos.

No hospital, ele obedece aos comandos em troca de petiscos entregues pelas crianças, que aproveitaram também para fazer carinho no Alecrim, que é uma mistura das raças golden retriever e border collie.

Que fofura e que projeto incrível!


Fonte: Invoga


Postagem Anterior Próxima Postagem