ALERTA DE SECA: ES decreta estado de atenção por falta de chuva e baixa vazão de rios

Rio Itapemirim, no Sul do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A falta de chuva e a baixa na vazão dos rios que abastecem cidades capixabas levou o governo do estado a decretar estado de atenção sobre a situação hídrica no Espírito Santo.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Anhert, os impactos estão sendo sentidos principalmente na região Sul, nos setores da agricultura e pecuária.

As cidades mais afetadas são Itapemirim, Marataízes e Anchieta. Em Marataízes a produção de abacaxi foi afetada e em Itapemirim os produtores de leite estão com dificuldades porque não tem pasto e alguns animais estão morrendo de fome.

Na manhã desta terça-feira (16), o Rio Itapemirim estava com às pedras à mostra porque a vazão atual de de 20 a 25 metros está abaixo da considerada normal que é de 40 a 50 metros cúbicos.

"Isso é comum para a época do ano porque ela é caracterizada pela diminuição das chuvas e vazão dos rios. A decisão foi tomada âmbito do comitê de enfrentamento às adversidades climáticas do Espírito Santo, que reúne e sistematiza dados em função da maior capacidade que temos hoje de monitorar esse quadro", disse o secretário.

O secretário Fábio Anhert disse que por enquanto não há risco de desabastecimento, porém, o momento é de fazer uso racional dos recursos.

"É momento do setor da indústria e agricultura fazer o uso cada vez mais racional e econômico da água, reutilizando, reaproveitando e utilizando as melhores técnicas de aproveitamento da água. Vamos seguir monitorando esse quadro para que consigamos passar bem por esse período que é normal pra essa época do ano", informou o secretário.
Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem