Alimentação saudável: você sabia que esses vegetais são flores?

Foto: Canva.

Os vegetais estão totalmente presentes nas refeições que produzimos ou compramos. Eles são essenciais na nossa alimentação por serem fontes de vários nutrientes. Mas será que você sabia que alguns deles são, na verdade, flores comestíveis? Sim, nós as consumimos sem nos darmos conta! Confira o artigo na íntegra para saber quais são elas.

Os “falsos vegetais” mais comuns à mesa

Pode parecer bem óbvio, mas a inclusão desse tipo de alimento às refeições irá te abrir um leque de vantagens, especialmente por suas propriedades serem tão necessárias para o nosso bem-estar e saúde. Desse modo, os vegetais podem servir principalmente como fonte de fibras, mas também fornecem vitaminas e minerais para o organismo.

O que muitos não sabem é que essas figuras verdes em nossos pratos são “vegetais” apenas no sentido figurado, pois são flores! Estamos realmente falando daqueles que algumas de suas partes – ou por completo – são comestíveis.

É importante ressaltar que o termo “vegetal” utilizado neste artigo tem fundamento gastronômico. Sendo assim, confira agora algumas flores que você e sua família consomem, mas não tinham se dado conta.

Alcachofra

Foto: Canva.

A alcachofra no Brasil não é um alimento muito comum de se ter em casa, porém algumas pessoas ainda a usam para fins culinários bem específicos, principalmente aqueles ligados à alta gastronomia. Por outro lado, em alguns países, ela é bastante usada e consumida principalmente quando cozidas no vapor.

Brócolis

Foto: Canva.

O brócolis, além de ser bastante utilizado para comport alguns pratos, em razão da sua cor e sabor, ainda pode trazer muitos benefícios à saúde. Confere só: ele tem uma ação antioxidante que faz o seu corpo eliminar toxinas que não são desejáveis. Bacana, certo? Além disso, essa flor é muito rica em magnésio e cálcio, o que pode te ajudar na regulação da pressão arterial e fazer com que o seu coração trabalhe de forma mais saudável.

Em outras palavras, além de ser uma flor muito saborosa, ainda oferece inúmeras vantagens ao organismo.

Couve-flor

Foto: Canva.

Parente do Brócolis, a couve-flor é uma das flores que mais está presente no nosso dia a dia. E não é a à toa, certo? Estamos falando de um alimento riquíssimo em fibras. Pelo seu teor pouco calórico, pode ser uma ótima opção para quem está de dieta ou para aqueles que desejam regular e cuidar da flora intestinal. Além disso, ainda é ricp em vitamina C e complexo B.

Fonte: Escola Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem