Cachorro é encontrado a 150 metros de profundidade em caverna nos EUA


Um espeleólogo que mapeava o local conduziu a operação de resgate do cão, que estava desaparecido desde 9 de junho

Uma equipe de espeleólogos veio inesperadamente para resgatar um cachorro preso a centenas de metros de uma caverna no MissouriRick Haley

Quando o professor e espeleólogo Rick Haley decidiu ajudar a mapear uma caverna em 6 de agosto, ele não tinha ideia de que acabaria encenando uma missão de resgate – muito menos reunindo um cachorro perdido com seu dono.

Haley, junto com uma equipe de cerca de 30 espeleólogos, estava mapeando uma caverna ao norte de Perryville, no estado americano de Missouri, como parte de um projeto para a Cave Research Foundation. A caverna faz parte do sistema de cavernas de Berome Moore, o segundo maior sistema de cavernas do estado, medindo cerca de 35 km, disse ele à CNN.

Haley, 66, que estava envolvido em logística e gerenciamento de problemas na expedição, saiu da caverna para encontrar outro espeleólogo e um chefe assistente do corpo de bombeiros local.

“Que bom que você está aqui”, disse o chefe dos bombeiros a Haley. “Você pode nos ajudar a fazer um resgate de um cão na caverna”.

Outro grupo de pais e filhos que visitavam a caverna durante o dia encontrou um cachorro no fundo da caverna antes de pedir ajuda a Haley.

Haley e o colega espeleólogo Gerry Keene, ambos com treinamento especializado em resgate em cavernas, tiveram que rastejar e se espremer por passagens apertadas para chegar ao cachorro.

O cachorro estava em má forma, disse Haley. “Ela não parecia ter nenhum ferimento”, disse ele. “Mas cara, ela estava realmente desnutrida. Ela era pele e osso. Tinha lama nela”.

O canino perdido estava “letárgico” e relutante em andar, disse Haley. Ele colocou um cobertor em uma mochila e ela entrou, permitindo que eles a manuseassem cuidadosamente para fora da caverna.

A missão de resgate levou mais de uma hora, de acordo com Haley. Embora o treinamento de resgate não cubra resgates de cães, ele explicou que “muitos dos mesmos princípios que você usaria para uma pessoa podem ser usados ​​para um cachorro” – como mantê-los aquecidos e secos e ter cuidado com quaisquer ferimentos.

“O cachorro estava em mau estado”, disse Haley. Mas uma vez que ela estava fora da caverna, “seu espírito se animou um pouco”.

Um membro da equipe de espeleologia vasculhou o bairro com uma foto do cachorro na caverna antes de identificar seu dono, que “ficou surpreso ao ver o cachorro”, disse Haley.

De acordo com Haley, o proprietário disse que Abby, de 13 anos, estava desaparecida desde 9 de junho – o que significa que ela poderia estar na caverna por quase dois meses.

Haley disse que ainda não está claro como o cachorro foi parar tão longe na caverna. Ela pode estar perseguindo um animal como um rato ou guaxinim, disse ele, especulando que as inundações na caverna causadas por fortes chuvas podem tê-la levado mais fundo no sistema de cavernas.

“É uma sensação boa” participar do resgate, disse Haley. Ele também creditou o trabalho da equipe de espeleólogos que trabalha com a Cave Research Foundation.

“Eu era uma das únicas pessoas na superfície no momento em que o resgate precisava acontecer”, disse ele. Mas “se houvesse todos os 30 espeleólogos lá, você teria encontrado 30 pessoas facilitando esse resgate”.

Fonte: CNN Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem