Capixaba que testou positivo para varíola dos macacos em Alagoas volta ao ES e é monitorado


Jovem de 22 anos estava no estado nordestino a passeio e teve diagnóstico positivo para monkeypox na segunda-feira (8).

Vírus Monkeypox visto usando microscopia — Foto: Getty Images/Via BBC

O turista capixaba que testou positivo para varíola dos macacos em viagem a Alagoas passou a ser monitorado pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), informou a própria secretaria nesta terça-feira (9).

O paciente de 22 anos teve a infecção pelo monkeypox confirmada nesta segunda-feira (8) pelo governo alagoano. Ele já retornou ao Espírito Santo.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Espírito Santo, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) capixaba passou a manter contato com a vigilância municipal de onde mora o jovem, que é a responsável pelo monitoramento, mesmo à distância, e passou a enviar orientações acerca dos cuidados para a família

"Até o momento, o caso será notificado como de Alagoas, onde foi feita a coleta do material e atestada a confirmação", informou a Secretaria de Saúde do Espírito Santo.

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo não informou, no entanto, qual o estado de saúde do paciente.

Este foi o primeiro caso registrado em território alagoano. Até o último boletim divulgado pelo governo capixaba, o Espírito Santo somava cinco casos confirmados de varíola dos macacos até o dia 4 de agosto. A Secretaria de Saúde do Espírito Santo atualiza os dados semanalmente às quintas-feiras.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem