Censo 2022 entrevistou quase um milhão de pessoas no ES, diz IBGE

Do total de 345.902 domicílios recenseados no estado, apenas 559 domicílios optaram por responder o questionário pela Internet e 835 domicílios, por telefone. Os demais, foram feitos de forma presencial.

Recenseador coleta dados de morador para o Censo demográfico 2022. — Foto: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Censo Demográfico 2022 entrevistou quase um milhão de pessoas no Espírito Santo até esta segunda-feira (30). O balanço foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta edição do Censo começou no dia 1 de agosto e até esta segunda 937,7 mil pessoas haviam sido recenseadas no estado. Em todo o país, o total de recenseados chegou a quase 60 milhões, na mesma data.

Quase todas as entrevistas no Espírito Santo foram feitas de forma presencial. Do total de 345.902 domicílios visitados neste período, o questionário foi aplicado pela internet em apenas 559 e por telefone em 835. O restante foi respondido de forma presencial.

Do total de domicílios recenseados, o percentual de recusa está em 2,47% dos domicílios, um pouco acima do índice do país, de 2,3%. O percentual de recusa deve ser reduzido até o final da operação, de acordo com o IBGE.

O questionário básico, que tem 26 quesitos, foi aplicado em 87,42% dos domicílios, enquanto o questionário mais detalhado, contendo 77 quesitos, foi respondido em 12,58% dos domicílios.

A população indígena recenseada até o dia 29 de agosto é de 3.536 pessoas, o equivalente a 0,38% da população recenseada no estado. Já a população quilombola é de 1.546 pessoas (0,16%).

Censo 2022

Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

Até o início de novembro, os recenseadores vão visitar cada um dos domicílios nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Além saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Até o início de novembro, mais de 183 mil recenseadores, devidamente identificados, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios brasileiros. A missão deles é entrevistar um morador de cada domicílio do país. Ao todo, segundo o IBGE, eles visitarão 89 milhões de endereços, sendo residenciais cerca de 75 milhões.

A população brasileira é estimada atualmente em cerca de 215 milhões de pessoas. O IBGE calcula que existam hoje cerca de 75 milhões de domicílios no país.

Identificação dos recenseadores

Os recenseadores estarão uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem