Estes são os 3 segredos para alcançar a felicidade, de acordo com a ciência


A busca pela felicidade inspirou poetas, mas também cientistas que trabalham para entender como esse sentimento se manifesta. Por consequência, uma série de estudos voltados à compreensão do comportamento e do psicológico humano tomou conta de diversas áreas do conhecimento ao longo dos séculos.

Segundo uma pesquisa realizada com mais de 10 mil participantes em 48 países do mundo, a felicidade é mais importante para as pessoas do que outras realizações pessoais, como ser rico ou ir para o céu.

A pesquisa, realizada por especialistas da Universidade de Illinois e Universidade de Virgínia, investigou as prioridades dos indivíduos em diferentes culturas.

Nesse processo de investigação, os chamados segredos para alcançar a felicidade estão se tornando práticas e técnicas que podemos adotar para garantir o bem-estar em nossas vidas. Confira os três principais a seguir:

Quais são os segredos mais importantes para alcançar a felicidade?

1) Corra riscos e saia da zona de conforto com a sua curiosidade

No geral, situações desafiadoras e incertas ou estressantes afetam diretamente a sensação de satisfação dos indivíduos. Desse modo, pessoas felizes também sabem que esse sentimento decorre de vencer as dificuldades e sair da própria zona de conforto.

De acordo com um estudo realizado em 2008 por organização dos psicólogos Todd Kashdan e Michael Steger, os indivíduos mais curiosos sentem-se mais confortáveis e satisfeitos com a vida. A pesquisa monitorou as atividades diárias dos estudantes e seus sentimentos sobre essas tarefas ao longo de 21 dias.

Nos resultados, foi observado que aqueles que se envolviam em um número maior de atividades que geram a felicidade, como ajudar os colegas ou ser voluntário em organizações, eram também os que saiam da zona de conforto constantemente. Sendo assim, a curiosidade e a quebra da rotina são fundamentais na busca pela felicidade.

2) Não fique preso aos detalhes

As pessoas felizes não tendem a ser minuciosas e apegadas aos detalhes, pois possuem uma proteção natural em relação às próprias emoções. Sendo assim, evitam desgastes e qualquer tipo de estresse associado ao perfeccionismo.

Sobre este tópico, um estudo organizado pelo psicólogo Joseph Forgas, da Universidade de New South Wales, concluiu que as pessoas com maiores tendências à felicidade são menos céticas. Nesse sentido, a pesquisa mostrou que esses indivíduos tendem a ser menos críticos, e também mais abertos a novas experiências.

Por um lado, isso os torna suscetíveis às enganações, golpes e traições. No entanto, também demonstra que não são tão desconfiados, pois não focam nos detalhes e investem tempo sendo analíticos. Desse modo, conseguem ser mais realistas porque vivem a interação abertamente, sem projetar ou criar situações em suas mentes.

3) Comemore o sucesso alheio verdadeiramente

As pessoas que são felizes de verdade tendem a comemorar as conquistas de seus amigos e familiares genuinamente, sem manifestações de sentimentos como inveja ou falsidade. Desse modo, tendem a ver essas conquistas como se fossem feitos pessoais, muitas vezes torcendo mais pelos outros do que para si mesmo.

Segundo uma pesquisa da Gallup World Poll, o melhor indicador de felicidade no ambiente profissional é se a pessoa tem ou não um melhor amigo para contar. Em resumo, essa conclusão se dá porque uma pessoa com esse tipo de relacionamento tende a ter amizades ativas e está presente nos momentos de comemoração.

Fonte: Concurso no Brasil 



Postagem Anterior Próxima Postagem