Estrela do basquete dos EUA é sentenciada a 9 anos de prisão na Rússia; 'Inaceitável', diz Biden



O tribunal russo considerou Brittney Griner culpada por tráfico de drogas com intenção criminosa. Depois de um longo julgamento, o tribunal definiu a situação da jogadora da WNBA nesta quinta-feira. No veredito final, a atleta foi sentenciada a nove anos de prisão, além de uma multa de 1 milhão de Rublos, cerca de R$ 85.650.

A promotoria russa havia pedido sentença de nove anos e meio de prisão para Griner. Após a leitura do veredito final, ficou definida uma sentença quase máxima para a jogadora. De acordo com o juiz, ela terá de cumprir a pena em uma colônia penal na Rússia. A defesa de Griner disse que vai protestar contra o veredito.

- Nós estamos muito desapontados com o veredito. Como advogados, nós acreditamos que a corte deve ser justa com todos, independentemente da nacionalidade. A corte ignorou completamente todas as evidências da defesa e, o mais importante, a declaração de culpa.

Brittney Griner — Foto: The Washington Post via Getty Images

Durante o julgamento, Griner afirmou que não tinha a intenção de traficar drogas para a Rússia. Ela defende o UMMC Ekaterinburg desde 2014 durante os intervalos da WNBA. Segundo ela, a maconha medicinal seria para tratar suas lesões crônicas.

- Eu cometi um erro honesto. E espero que, pelas suas leis, não acabe com a minha vida aqui - disse Griner.

Biden diz que veredito é "inaceitável"


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou uma declaração logo após a sentença. De acordo com o governante, o veredito de Griner é "inaceitável".

- Hoje, a cidadã americana Brittney Griner recebeu a sentença de prisão que é mais um lembrete do que o mundo já sabe: a Rússia está detendo Brittney de forma errada. É inaceitável, e eu digo para que a Rússia a libere imediatamente para que ela possa estar com sua mulher, suas pessoas amadas, amigos e companheiras de time. Minha administração vai continuar a trabalhar incansavelmente e buscar todas as possibilidades para trazer Brittney e Paul Whelan (cidadão americano preso em 2018 sob a acusação de espionagem) para casa em segurança o mais breve possível - disse.

Relembre o caso

No dia 05 de março de 2022, o Departamento Federal de Alfândega da Rússia anunciou que deteve, em fevereiro, uma atleta dos Estados Unidos no aeroporto de Sheremetyevo, nos arredores de Moscou. Ela estaria carregando um derivado de maconha em forma líquida, autorizado em quase todo território dos EUA, mas proibido na Rússia. A atleta em questão era Brittney Griner, estrela da WNBA.

Griner está detida desde então e um processo criminal foi aberto por transporte de drogas e tráfico internacional. De acordo com o comunicado do serviço alfandegário, um processo criminal foi aberto pela justificativa de “transporte em larga escala de drogas”. A pena para esses casos pode chegar a dez anos de prisão.

Por que Griner estava na Rússia?

Atleta do Phoenix Mercury, Brittney - assim como outras atletas dos EUA - costumam jogar na Liga Russa nos meses em que a WNBA está de recesso. Griner defende times locais desde 2015 e costuma ganhar mais de um milhão de dólares por temporada, valores acima do que recebe na própria competição americana. O último jogo oficial dela pelo Ekaterinburg foi no dia 29 de janeiro.

No início de julho, BG se declarou culpada, mas negou que tenha sido intencional. A declaração aconteceu após a pivô escrever uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo que se intensificassem os esforços dos EUA para levá-la de volta para casa.

- Enquanto estou sentada aqui, numa prisão da Rússia, sozinha com meus pensamentos e sem a proteção da minha esposa, família, amigos, o uniforme olímpico ou qualquer conquista, estou aterrorizada porque posso ficar aqui para sempre - afirmou Griner, em trechos da carta endereçada à Casa Branca divulgados por seus representantes.

Fonte: ge


Postagem Anterior Próxima Postagem