Estudante da rede municipal de Nova Venécia é selecionada pelo ITA para conhecer o polo aeroespacial brasileiro

Matéria redigida pela Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia

A aluna Iara Martin Catarucci Rodrigues ladeada pela supervisora, a diretora escolar e a professora da EMEF Profª Claudina Barbosa

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da EMEF Profª Claudina Barbosa, parabeniza a aluna Iara Martin Catarucci Rodrigues por ter sido selecionada pelo Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (AIEITA) para viajar a São Bernardo do Campo e conhecer o polo aeroespacial brasileiro.

Por incentivo da professora, Débora Cristina Carvalho Vigne, grande entusiasta desse tipo de trabalho, e o suporte da supervisora e da diretora escolar, Iara Rodrigues, com o apoio de seus pais, se inscreveu, no dia 30 de junho, no Prêmio Sócios-Mirins AIETA 2022. A aluna já havia sido medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e a professora apostou em seu perfil para participar da competição, ajudando-a a se preparar.

Para a professora, é imensurável participar das conquistas de seus alunos. “Não tem preço quando marcamos, inspiramos e abrimos um novo mundo de um aluno e de uma família. Ver crianças sonhando mais alto, aprendendo sobre dedicação, esforço, resiliência, frustrações (sim sobre como lidar com as frustrações que fazem parte da vida), mas também em fazê-las acreditarem nelas mesmas, que são capazes de ir além, que cada uma é excepcional e deve achar seu caminho para brilhar” se emocionou a docente ao comentar a vitória da estudante.

Na primeira fase, Iara ficou entre os 30 estudantes semifinalistas, a partir da avaliação das informações contidas no formulário de inscrição, bem como de toda a documentação enviada, além de um vídeo da professora fazendo a indicação da aluna e outro da própria aluna fazendo uma autoapresentação, na qual a estudante impressionou a todos pelo rico vocabulário e profundo interesse científico.

Na segunda fase, a aluna participou de uma entrevista via teleconferência com a presença de sua família, técnicos e o diretor geral do ITA, e mais uma vez seu conhecimento encantou a todos, o que garantiu a ela ser semifinalistas, entre os 30 colocados da primeira fase, para triagem dos 10 premiados. No dia 31, a família recebeu o resultado, por e-mail, de que a filha era uma Sócia-Mirim da AIETA.

Para o pai da estudante, o incentivo e a participação dos filhos em projetos extracurriculares têm tido um grande impacto no percurso formativo de toda família. “A iniciativa docente em procurar oportunidades externas ao currículo prescrito possibilita criar outras perspectivas sobre a vida, trabalhando principalmente a autoestima e a iniciativa”, comemorou. O pai continuou dizendo que a participação dos estudantes em trabalhos como este traz uma ampliação de currículo, possibilita ampliar a visão de mundo, a rede de relações que se estabelece, as possibilidades que enxergam para o futuro, a noção de mérito por esforço e aplicação. “Amplia, inclusive, as possibilidades das múltiplas manifestações de inteligências, habilidades e as aptidões que não estão contempladas em nosso currículo regular da escola”, completa ele.

Iara Martin Catarucci Rodrigues cursa o 5º ano na EMEF Profª Claudina Barbosa e está de viagem marcada dia 09 de outubro, para São Paulo, com retorno no dia 12. Com objetivo científico-cultural, a ida a São José dos Campos, Capital Aeroespacial do Brasil, lhe dá o direito à visita guiada ao ITA, Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Embraer.

Além da viagem, agora que é uma sócia-mirim, Iara receberá também, presencialmente, durante sua estada em São Paulo, o diploma de sócio-mirim emitido pela AEITA, um exemplar do livro “Asas para que te quero”, comemorativo dos 70 anos do ITA, a Inclusão de seu nome no site da AEITA, brindes e maquetes, a inclusão em grupo de WhatsApp exclusivo, com a presença de profissionais do ITA, para direcionamento vocacional e mentoria profissional durante 12 meses.

A AEITA é uma associação que reúne os mais de 6.000 engenheiros formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi fundada em 1954 e tem por objetivo primeiro fomentar a valorização da Escola, sendo ponto de encontro entre os ex-alunos. De forma mais ampla, busca ainda fomentar a tecnologia aeroespacial no Brasil, bem como a promoção do desenvolvimento econômico, social e da educação.

Assista abaixo, o vídeo em que a professora faz a indicação da aluna e o vídeo de Iara Martin Catarucci Rodrigues fazendo sua autoapresentação.

Vídeo de indicação feito pela professora:


Vídeo de autoapresentação da aluna:


Fonte: Ascom/PMNV


Postagem Anterior Próxima Postagem