Implante faz menino que nasceu com surdez profunda ouvir pela 1ª vez

O menino foi diagnosticado com surdez com apenas 1 mês. O implante trouxe esperança para a família - Foto: reprodução

Vida nova para o menino Hendrew Alerrandro de Melo Santos! Ele, que nasceu com surdez profunda, agora pode ouvir tudo o que se passa ao redor, graças a um implante realizado nos dois ouvidos.

A cirurgia foi realizada no Recife e trouxe esperança para o garoto e toda a família dele. De acordo com os médicos, o procedimento é considerado um marco na história do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), na área central da cidade.

O implante coclear é realizado no Imip desde 2008, gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (Sus). Por mês, a instituição faz pelo menos 10 procedimentos deste tipo.

Diagnóstico veio ainda bebê

Hendrew nasceu em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Com um mês de vida, após uma série de testes, recebeu o diagnóstico de deficiência auditiva. Na ocasião, a notícia abalou muito os pais do garoto.

“A gente ficou desesperado, sem saber que ele não escutava a nossa voz. A gente ficou muito nervoso e achava que ele não ia conseguir falar”, disse Aline Lídia, mãe do garoto.

Após o diagnóstico, e passar por um primeiro médico em Caruaru, no Agreste, Hendrew chegou ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) no Recife, onde recebeu o primeiro sinal de esperança.

Aline conta que os médicos disseram que seria possível realizar o implante de um dispositivo eletrônico que possibilitaria Hendrew ouvir sons.

E foi quando a família iniciou todo o processo, que terminou neste mês. Hendrews já saiu com a audição boa e não sofrerá mais riscos de voltar à surdez.

O procedimento

O garoto foi submetido a um implante coclear bilateral, com a colocação de dispositivos eletrônicos nos dois ouvidos.

O médico Aquiles Leal, responsável pela cirurgia no menino, contou que o procedimento foi um sucesso por causa de vários fatores.

“Nosso pequeno paciente foi diagnosticado logo após o nascimento, que é como deveria acontecer, através do teste da orelhinha, que é obrigatório em todo bebê. A audição em um bebê que nasce sem escutar, o tempo faz toda a diferença, quanto antes intervir, melhor o resultado”, disse.

Quando tinha oito meses, Hendrew passou por uma cirurgia para implantar a parte interna do dispositivo no ouvido. Após se recuperar da cicatrização, recebeu a parte externa do aparelho, o que possibilitou que ele começasse a ouvir os primeiros sons.

Equipe acompanha evolução

A evolução de Hendrew é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, incluindo a fonoaudióloga Rita Fernandes, que reprograma o dispositivo, a partir da evolução relatada pela mãe do garoto.

Segundo os especialistas, tanto o diagnóstico quanto o implante precoce do dispositivo vão ajudar, inclusive, no desenvolvimento da fala de Hendrew.

“Os pacientes não falam porque eles não têm esse canal de entrada da audição. A partir do momento que a gente dá essa audição, eles têm toda a possibilidade de desenvolver a falar”, explicou a fonoaudióloga.

A cada dia, Hendrew se desenvolve e passa a ouvir e reagir às palavras de carinho da mãe, que está sempre atenta e dedicada ao processo do filho.

“Eu fiquei muito feliz em saber que deu certo, porque, no início, a gente fica sem muita esperança. Mas agora tudo ele é muito curioso, muito esperto, tudo ele sai procurando o som e responde. É tudo novo, toda reação de Andrew para mim é uma coisa nova”, comentou Aline, emocionada.

O implante coclear é feito pelo SUS – Foto: reprodução

Fonte: Só Notícia Boa


Postagem Anterior Próxima Postagem