IR 2022: Receita abre hoje consulta ao quarto lote de restituição

Receita abre nesta quarta-feira consulta ao quarto lote do IR 2022 Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita libera hoje a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pesoa Físsia 2022 , além de restutições residuais de exercícios anteriores. Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.  

Do montante liberado,  R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos de idade; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio. 

Como saber o status da declaração

Após a entrega da declaração de IR, ela pode se encontrar em difetente estágios de análise. Basta pesquisar no site da Receita para saber qual é a sua situação. Em processamento, processada, com pendências.Estas são algumas das mensagens que aparecem no extrato do IR que pode ser acessado pelo contribuinte via internet

Em processamento
Indica que a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Em fila de restituição
Indica que o documento foi processado e que o contribuinte tem direito a restituição,mas o valor ainda não foi disponibilizado na rede bancária. Para recebimento da restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Processada
Indica que a declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Isso, no entanto, não significa que o resultado tenha sido homologado, podendo ser revisto num período de até cinco anos.

Com pendências
Indica que durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações e que o contribuinte deve regularizá-las.

Em análise
A declaração foi recebida, está na base de dados da Receita, que aguarda a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte. Outra possibilidade é a declaração ainda não ter sido processada à esperada do fim da análise de documentos entregues pelo contribuinte.

Retificada
Indica que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada
A declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou solicitação do contribuinte.

Tratamento manual
A declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar correspondência da Receita.

Como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a restituição".

A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que eventualmente estejam equivocadas.

Além do site da Receita, também é possível consultar o andamento da restituição pela plataforma Gov.br. Ao entrar na página, o contribuinte deve clicar no botão "Iniciar", de cor verde no destaque na tela e, na nova janela, inserir os dados e avançar.

Outros serviços digitais da plataforma Gov.br podem ser acessados por meio da opção "Serviços" no menu do site.

Pagamento

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf ou ligando para a central de relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos", clicando em " Meu Imposto de Renda" e "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Calendário de restituições

1º lote - 31 de maio (pago)
2º lote - 30 de junho (pago)
3º lote - 29 de julho (pago)
4º lote - 31 de agosto
5º lote - 30 de setembro

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem