Mito ou verdade: beber em pé reduz a sensação de embriaguez?

Especialista explica como mudar a postura durante ingestão de álcool impacta nos efeitos da bebida. Leo Martins / Agência O Globo

Sentado num bar, em pé na mesa suspensa ou até dançando durante uma festa. Dependendo do local e do evento, é possível ingerir bebidas alcoólicas com o corpo em diferentes posturas, mas isso provoca mudanças na forma como a substância é metabolizada e, consequentemente, na sensação de embriaguez.

É comum ouvir relatos de que ao passar muito tempo bebendo sentado, na hora de se levantar os efeitos do álcool são sentidos de forma mais intensa. O influenciador digital Pk chegou a brincar com a ideia em um dos vídeos publicados em seu TikTok, rede social em que reúne mais de 18 milhões de seguidores.

Na postagem, a pessoa acredita que a bebida está fraca, até se levantar e sentir os efeitos do álcool de uma só vez. Nos comentários da publicação, que já ultrapassa 4 milhões de curtidas, os usuários concordaram, com comentários como “é exatamente assim” e “achei que fosse só comigo”.

No entanto, a endocrinologista Andressa Heimbecher, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), explica que não existe uma diferença na metabolização do álcool dependendo da postura, mas que o fenômeno pode ser explicado por um outro mecanismo.

— Quando estamos sentados e nos levantamos muito rápido, a nossa pressão tende a cair um pouco, o que inclusive provoca aquela tontura. Mas, quando a pessoa está bebendo, essa mudança repentina na pressão pode potencializar o efeito do álcool. Então é a mesma lógica da causa da tontura — diz a especialista.

Um outro motivo para a mudança nos sentidos provocadas pela embriaguez é que, ao se estar sentado, o corpo está parado e, portanto, não precisa fazer um esforço para manter o equilíbrio ou perceber o espaço ao seu redor. Porém, ao se levantar, inconscientemente o cérebro passa a lidar com esses sentidos, então os efeitos que o álcool produz neles são mais sentidos.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem