ONDA DE FRIO: Geada atinge cidades do Sul do Brasil que registram até -7,6ºC



O estado de Santa Catarina presenciou uma forte geada na madrugada deste sábado (20) e o Vale do Caminhos da Neve, situado a três quilômetros do centro da cidade de São Joaquim, registrou temperatura negativa de -7,6°C.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Como resultado do frio, todo o vale amanheceu recoberto por uma camada de gelo, típica do inverno na Serra Catarinense.

Essa foi a geada de número 93 no ano de 2022, somando a 59 dias com marcas negativas nas regiões do topo da região.

A previsão para a capital Florianópolis é máxima de 19ºC e mínima de 8ºC durante este sábado. O céu deve ficar coberto de nuvens e vento fraco.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a estação meteorológica do Inmet registrou 4ºC durante a geada na madrugada.

A capital gaúcha deve ter mínima de 4ºC e máxima de 16ºC ao longo do dia. Segundo o Inmet, o sábado deve ter poucas nuvens com possibilidade de geada.

Em Curitiba, no Paraná, a temperatura mínima pode chegar a 1ºC e a máxima não deve passar de 12ºC. O clima frio pode trazer ventos moderados e o sol deve ficar coberto por nuvens.

Demais regiões do país:

A forte frente fria que passa por São Paulo avança neste sábado o Espírito Santo e o Sul da Bahia, onde deve ficar semi-estacionária neste fim de semana, diz o Clima Tempo, que fala em grande quantidade de nuvens sobre o leste do Paraná, de São Paulo, Rio de Janeiro, leste e sudeste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo.

O ar frio polar continua espalhado sobre grande parte do interior do país, diz o centro em nota. Temperaturas muito baixas são observadas sobre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

A cidade de São Paulo amanheceu gelada neste sábado, com sensação térmica chegando a 1ºC no aeroporto de Congonhas, Zona Sul da capital, onde os termômetros indicavam 9ºC, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo). Na capital, os termômetros não devem ultrapassar a máxima de 13ºC ao longo do dia.

No Centro-Oeste, o Clima Tempo espera que o sábado tenha sol e algumas nuvens, com baixas temperaturas à noite e no começo da manhã. “Deve gear no sul de Mato Grosso do Sul”.

Na Região Norte, os especialistas esperam frio ao amanhecer e à noite em Rondônia, no Acre e no oeste e centro-sul do Amazonas, e pancadas de chuva no Amapá, no Pará, no norte e leste do Amazonas e em Roraima.

No Nordeste do Brasil, o sol predomina no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, no interior da Paraíba, no centro e oeste da Bahia e no Maranhão. Pancadas de chuva podem ser vistas no norte e oeste do Maranhão, no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

O Clima Tempo alerta que até 24 de agosto, os maiores volumes de chuva sobre o Brasil vão ocorrer no extremo norte e no litoral leste do Nordeste. “Após a passagem de uma forte frente fria, o ar seco volta a predominar sobre o Brasil. A chuva volta a aumentar no leste do Nordeste com a passagem de uma frente fria”.

Fonte: CNN


Postagem Anterior Próxima Postagem