PREOCUPANTE | Furto de motocicletas disparou nos últimos meses

Foram 2063 ocorrências de janeiro a junho deste ano já ultrapassando o mesmo período do ano passado


Seja para revenda, desmanche ou para cometer outros crimes, é cada vez maior o número de furtos e roubos de motocicletas no Espírito Santo. Só nos primeiros seis meses deste ano foram 2.063 ocorrências, sendo, deste total, 1.228 só na região da Grande Vitória. O número já ultrapassa o do primeiro semestre do ano passado quando foram registrados 1829 episódios de furto ou roubo de motos.

Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). É como se, só neste ano, cerca de 11 motos fossem roubadas ou furtadas por dia em todo o Estado.

Uma das vítimas que fazem parte dessa triste estatística, que não quis se identificar na entrevista para a equipe da TV Vitória/Record TV, disse que teve a moto furtado no dia 11 de julho deste ano, em frente a sua casa, no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha.

Ele lembra que ficou entre 16h até 19h dentro da sua residência e, ao sair, a motocicleta não estava mais lá. Para Silva, foi um prejuízo muito grande, pois era seu meio de trabalho, pois é motoboy. Ele destacou que, neste mesmo dia, houve mais três casos de roubo na região em que mora.

O rapaz falou que o bairro é rota de fuga tanto para a avenida Leste Oeste quanto para acessar a região de Terra Vermelha, local, apontado por moradores, como local de desmanche de veículos roubados.

"Foi tudo muito rápido. Em 15 segundos, eles quebram a ignição e levam a moto. Estou há cinco semanas sem trabalhar. Recebo ajuda dos parentes e amigos. A motocicleta tinha seguro mas o que eu recebi não é suficiente para comprar uma outra moto porque tudo está caro", lamentou.

Ele registrou boletim de ocorrência mas veículo não foi recuperado. A moto é uma Honda Broz 160, de cor branca, de placa PPP0E50.

Furto e roubo de motos no Espírito Santo 

Ano de 2021
Motos roubadas: 968
Motos furtadas: 2491
Total = 3459 (de janeiro a dezembro) e 1829 (de janeiro a junho)

Ano de 2022
Motos furtadas (janeiro a junho de 2022): 1568
Motos roubadas (janeiro a junho de 2022): 495
Total: 2063 (janeiro a junho)

No início de agosto, em Nova Itaparica, em Vila Velha, o vendedor Henry Morgado também teve a moto furtada na porta de casa. Além do prejuízo, teve que lidar com pessoas que, querendo se aproveitar da situação, desejavam aplicar golpes de extorsão.

Foto: Reprodução TV Vitória
Vendedor Henry Morgado teve a moto furtada e depois teve que lidar com quem queria extorqui-lo

Ele disse que um desconhecido entrou em contato dizendo que estava com a motocicleta. "Não chegou a falar de valor porque eu já achei estranho. Falou que a moto estava com ele, que não queria envolver ninguém, nem polícia. Era só eu chegar com o dinheiro que ele me devolvia a moto. Disse que iria marcar um local para o encontro. Vi logo que se tratava de um golpe e não aceitei a proposta", recorda.

Da Redação / Com informações da Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem