Tirar CNH pode ficar até 80% mais barato em todo país


Uma proposta em trâmite no Senado Federal poderá deixar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até 80% mais barato em todo o território brasileiro.

A proposta diz respeito ao Projeto de Lei 6485/19 de autoria da Senadora Kátia Abreu (PDT/TO), que está em análise no Congresso Nacional e poderá colocar um fim à obrigatoriedade de autoescolas para realizar o processo de emissão da CNH nas categorias A e B.

CNH até 80% mais barata

Segundo a senadora, a medida visa acabar com a obrigatoriedade de passar pelas autoescolas para realizar o processo de emissão da CNH.

Vale lembrar que as provas teóricas e práticas continuariam sendo obrigatórias, contudo, os interessados em tirar a CNH poderiam contar com instrutores independentes, além de estudar por conta própria para passar nos exames.

Segundo a senadora Kátia Abreu, o objetivo principal da proposta é tornar a CNH mais acessível para a população de baixa renda.

“O valor total para obtenção da CNH pode chegar a R$ 3 mil” em alguns estados, e a “obrigatoriedade de frequentar as aulas” responde por 80% do gasto total, diz alega a Senadora.

No texto da proposta, a explicação da ementa diz que fica proibida a exigência de cursos em autoescolas como condição prévia para a realização de exames para a apuração da habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico.

Além de prever o credenciamento para a atividade de instrutor independente. Prevê a aplicação prioritária da receita das multas de trânsito no aprimoramento dos exames teóricos e práticos.

Próximos passos da proposta

A proposta está em trâmite no Senado Federal, e após mais de dois anos desde sua elaboração, segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Até o momento a respectiva Comissão ainda não analisou o tema que aguarda sua aprovação para poder seguir adiante.

Vale lembrar que mesmo que a proposta seja aprovada no Senado, ainda dependerá do aval dos deputados, onde deverá ser votado na Câmara dos Deputados, para posteriormente passar para sanção presidencial e por fim começar a valer.

Contudo, ainda não há uma previsão de quando a proposta pode vir a ser aprovada, ou se de fato a medida contará com a aprovação das duas casas do Congresso Nacional.

Fonte: Portal Contábil


Postagem Anterior Próxima Postagem