ANP interdita navio-plataforma com risco de explosão na costa do ES


A Agência Nacional do Petróleo (ANP) interditou desde maio deste ano um navio-plataforma fundeado na costa do Espírito Santo. A agência informou que a medida foi necessária pelo risco de explosão da embarcação.

O navio-plataforma "Cidade de Vitória" fica fundeado a cerca de 50 quilômetros da costa entre as cidades de Vitória e Aracruz.

Segundo a agência, foram identificados riscos graves, como a não detecção de gases perigosos, vazamento de gás, falhas no sistema de comunicação, habitações em situação de perigo e população embarcada acima da capacidade.

ANP encontrou falhas graves de segurança no navio-plataforma Cidade de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A fiscalização que apontou as falhas foi realizada entre os meses de maio e junho deste ano.

O relatório da ANP que determinou a interdição do navio-plataforma foi obtido pelo site A Gazeta. No documento, a agência indica que os problemas na embarcação são parecidos com os encontrados no navio-plataforma "Cidade de São Mateus", que explodiu, matando nove pessoas e deixando 26 feridos em fevereiro de 2015. O acidente é considerado o maior na área de petróleo e gás no Espírito Santo.

O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetros-ES) considera a situação como de "risco grave para os trabalhadores".

Em nota, a Petrobrás informou que "realiza atividades de acordo com os mais rigorosos padrões internacionais de segurança" e que ainda durante a auditoria da ANP mandou suspender, de forma preventiva, as operações do "Cidade de Vitória".

Partes do navio-plataforma Cidade de Vitória estavam com problemas de conservação — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Da Redação com G1



Postagem Anterior Próxima Postagem