As 4 características de uma pessoa inteligente emocionalmente

Foto: Canva

Segundo Daniel Goleman, um escritor, psicólogo e jornalista da ciência, a inteligência emocional é “a capacidade de reconhecer emoções – tanto nossas quanto de outras pessoas – e gerenciar nossa resposta a elas.” Tal inteligência é de extrema importância ao longo da vida, visto que, é necessário possuir essa habilidade de lidar com a emoção e a razão em conjunto para enfrentar as batalhas da vida. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a inteligência emocional e suas características.

As características de uma pessoa inteligente emocionalmente

Segundo uma metáfora da neurociência o nosso cérebro é divido em dois hemisférios. O lado esquerdo é o responsável pela inteligência racional – visando o lado lógico, cognitivo, analista. Já o lado direito, é responsável por controlar as emoções – visando o lado sentimental, emocional, intuitivo. A inteligência emocional é basicamente a junção desses dois hemisférios e tem como objetivo principal facilitar a tomadas de decisão conscientes.

Pesquisadores de Harvard se aprofundaram em estudos sobre a inteligência emocional e, a partir deles, abordaram os principais traços de alguém que é inteligente emocionalmente. Confira abaixo quais foram os traços apontados e descubra se você possui algum deles:

1. Autoconsciência

A autoconsciência consiste na consciência que reflete sobre si mesmo e pode te auxiliar na forma de reagir. É importante entender o que é esse sentimento e o porquê desse sentimento. Tendo essa noção, a autoconsciência te ajuda na hora da reação.

2. Autogestão

A autogestão nada mais é do que a habilidade de gerir esses mesmos sentimentos. Em um momento de raiva, por exemplo, essa emoção fica à flor da pele. A autogestão te auxilia a controlá-lo e assim, tomar uma decisão adequada /consciente.

3. Consciência social

A consciência social se associa ao objetivo de quando você for tomar alguma decisão, se colocar no lugar do outro. Ela ajuda a entender o porquê que no outro esse sentimento despertou tal emoção e, assim, facilita as relações humanas.

4. Gestão de relacionamento

A gestão de relacionamento é um conjunto de habilidades que consiste em construir relações saudáveis e positivas. Nos indivíduos, fazemos parte de um organismo social, e conseguir se relacionar bem com outras pessoas ou transitar entre os grupos é um dos principais traços da inteligência emocional.

Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem