Cadela que esperou pelo dono morto passa por cirurgia após ser atropelada e vai para adoção no ES


Amizade, companheirismo e lealdade são características fortes de uma cadelinha, que foi carinhosamente apelidada por veterinários de Felpuda. O animal ficou um mês na porta do Pronto Atendimento (PA) de Arlindo Vilashi, em Viana, esperando o dono retornar, até ser resgatada pela prefeitura no dia 4 de agosto.

O tutor havia dado entrada na emergência da unidade há aproximadamente um mês, mas o homem precisou ser transferido para o Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, e dias depois acabou morrendo.

"Recebemos denúncia pelo programa de bem-estar animal. Verificamos que o animal tinha sido atropelado e na conversa com a pessoa que denunciou descobrimos que o animal tinha tiro e faleceu e ela ficou 30 dias no pronto-socorro esperando o tutor voltar", explicou Amanda Pereira dos Anjos, veterinária do programa de Bem Estar Animal de Viana.

A cena chamou atenção dos funcionários da unidade, que passaram a cuidar dela. Porém, Felpuda foi atropelada e precisou ser resgatada por causa das fraturas. O motorista não prestou socorro. Ela foi encaminhada para uma clínica e passou por avaliação e exames.

Os profissionais do programa "É o bicho" levaram o animal para um racho no município da Serra. Com a equipe de veterinários, ela recebeu toda a assistência necessária e medicação.

Felpuda foi sedada e levada para o centro cirúrgico. Nos próximos dias, a cadela deve passar por outra cirurgia devido a uma fratura no fêmur. Ela também está sendo tratada por uma infecção.

Recomeço para Felpuda

Segundo a coordenadora do Programa de Bem Estar Animal de Viana, Walquiria Vieira, o programa tem castração e recebe e analisa denúncias de maus tratos, como foi o que aconteceu com a Felpuda.

Além de tirar animais de situação de maus tratos, o programa tem o objetivo de evitar o aumento de animais vivendo nas ruas do município. Segundo a coordenadora, castrar esses animais evita a situação a longo prazo.

Após as cirurgias, Felpuda vai precisar ficar um tempo em repouso, mas em breve vai estar disponível para adoção responsável. "Repouso grande de um mês e depois vacinação, que encontre novo lar", disse Daniel Brezinski, veterinário do Rancho Bela Vista.

Segundo Walquiria, já houve procuras pela cadela, mas o contato da adoção é feito com o rancho porque há a realização de uma triagem. Ela acredita que os animais do local são destinados para um lar que saiba dar amor e cuide deles, para não voltarem para o abandono.

Os interessados em adotar a Felpuda podem entrar em contato pelo número (27) 99822-4116. Além da cadelinha, no rancho há vários outros animais que esperam a chance de um dia receber muito amor e cuidado de uma nova família.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem