Conheça as cidades onde Lula, Bolsonaro e Ciro tiveram mais votos

Montagem com fotos de Lula, Bolsonaro e Ciro — Foto: Carla Carniel/Reuters, Evaristo Sa/AFP e Andre Penner/AP

Central do Maranhão (MA), Nova Pádua (RS) e Pires Ferreira (CE): Conheça as cidades que mais votaram proporcionalmente em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) nas últimas eleições que eles disputaram — o petista em 2006 e os outros dois em 2018.

Os três lideram a disputa neste ano segundo o Ipec e o Datafolha. Saiba mais sobre elas:

Central do Maranhão (MA)

Com pouco mais de 8.800 habitantes, Central do Maranhão ganhou projeção nacional por ter sido o município que, proporcionalmente, mais votou em Lula nas eleições presidenciais de 2006. No segundo turno daquele pleito, o petista levou 97,20% dos votos, o que rendeu à cidade a fama de a mais lulista do Brasil. Para moradores entrevistados pelo g1, os motivos que levam a esse apreço pelo petista passam por uma identificação com o passado dele como sindicalista, mas, especialmente, por conta do Bolsa Família. 

Nova Pádua (RS)

Nos últimos quatro anos, o "paraíso italiano" de Nova Pádua, município na serra gaúcha que tem 2,5 mil habitantes, ficou conhecido como o mais bolsonarista do Brasil. A cidade deu a Bolsonaro 92,96% dos votos no segundo turno da eleição de 2018. A expectativa é que a população repita em 2022 o alto índice de votação ao candidato, agora pelo PL, mesmo que, de forma mais envergonhada, os moradores reconheçam decepções com a condução dele na pandemia, as alianças com o Centrão e o furo do teto de gastos em função dos benefícios sociais concedidos às vésperas ao pleito.

Pires Ferreira (CE)

O município cearense de Pires Ferreira, a 303 km de Fortaleza, foi o que registrou, proporcionalmente, o maior número de votos em Ciro no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018: 70,46%, o que faz dele a cidade mais cirista do Brasil. No município de pouco mais de 10 mil habitantes, as estradas construídas na época em que Ciro governou o estado, na década de 90, são sempre lembradas pelos moradores e apontadas como motivo para a sua popularidade.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem