Dia do Agrônomo: profissional ajuda a movimentar um terço do PIB capixaba


O constante crescimento do agronegócio na economia brasileira tem valorizado o trabalho dos engenheiros agrônomos. O profissional da agronomia auxilia o produtor rural nos mais diversos assuntos que envolvem a lavoura, principalmente, no aumento da produtividade, na diminuição de custos de produção, no combate às pragas e doenças que causam danos às plantações, bem como na alimentação adequada dos animais. O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Estado e movimenta um terço do PIB capixaba, com grande impacto na geração de emprego e renda.

Profissional auxilia no dia a dia do produtor

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), existem no Brasil 185 mil profissionais ativos registrados, sendo que no Espírito Santo são mais de quatro mil profissionais.

Com 46 anos de vida profissional, o presidente do Crea-ES e engenheiro agrônomo, Jorge Luiz, destaca as principais atividades que o profissional exerce no campo.

“O agrônomo tem grande importância nos projetos e planejamentos agropecuários, na utilização racional das terras, na preservação do meio ambiente por meio do crescimento sustentável e faz com que o produtor rural produza alimentos mais sadios para a sociedade de modo geral. Na fruticultura, avicultura e até mesmo na produção de gado de corte e leiteiro, o profissional é relevante para o pequeno e médio produtor e também na agricultura familiar”, explicou Jorge Luiz.

Os agrônomos são responsáveis por aplicar práticas sustentáveis na produção agropecuária desde o plantio ou criação do rebanho até a comercialização da produção. O Dia Mundial do Agrônomo é comemorado nesta terça-feira (13).

Desenvolvimento econômico para atender demanda mundial

Tendo em vista a relevância do setor do agronegócio, os engenheiros agrônomos contribuem para o desenvolvimento econômico da atividade agrícola para atender a demanda de consumidores por produtos de qualidade. Vale destacar que, segundo números da FAO (sigla do inglês – Food and Agriculture Organization), até 2050 será necessário aumentar em 70% a produção de alimentos para abastecer a crescente população.

O presidente do Crea-ES sinaliza que o agrônomo utiliza todos os conhecimentos na área da biologia, química, matemática e engenharia para potencializar o rendimento no campo, desde o manejo adequado do solo até o uso correto de defensivos agrícolas.

“É uma profissão eclética que opera tanto na produção de alimentos de origem vegetal e animal quanto na produção de mudas selecionadas mais resistentes para o produtor rural. Na zootecnia lida diretamente com gado de corte, gado leiteiro, apicultura, animais de pequeno, médio e grande porte e os silvestres. Na engenharia e na agronomia trabalha com a irrigação, construções rurais como silos e armazéns, na melhor produtividade da horticultura, fruticultura, floricultura e paisagismo. Tudo está envolvido no que o agrônomo faz”, concluiu Jorge Luiz.
Fonte: AgroBusiness


Postagem Anterior Próxima Postagem