Elefante-marinho encalha e chama atenção em Conceição da Barra

Foto: Leitor / Folha Vitória

Um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina), mamífero aquático pertencente à família Phocidae, foi encontrado por banhistas na Praia de Guaxindiba, em Conceição da Barra, na tarde desta quinta-feira (22).

Para mais informações, o Folha Vitória entrou em contato com Luciano Reis, diretor do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), instituição parceira do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto Baleia Jubarte (IBJ).

Segundo Reis, esse seria o segundo animal dessa espécie que apareceu neste ano na região de São Mateus. Em fevereiro, uma fêmea apareceu no litoral capixaba e foi parar na Bahia.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente de Conceição da Barra, José Otávio Malta Pereira, também esteve no local e acompanhou o resgate do animal de perto.

Segundo o secretário, profissionais estavam na praia trabalhando para deixar os banhistas mais calmos com a aparição do mamífero. 

Foto: Divulgação | Secretaria de Meio Ambiente de Conceição da Barra

De acordo com as primeiras informações, a Secretaria de Meio Ambiente realizou um cercadinho para que o elefante-marinho pudesse descansar e ficasse seguro até a chegada do resgate.

Segundo o diretor do IMA, o animal está sendo monitorado pela equipe do Programa de Monitoramento de Praias da Petrobras e pelo Instituto Baleia Jubarte da rede de encalhes de mamíferos aquáticos na região.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem