Estudo revela qual a “idade da frustração”, onde tristeza atinge seu ápice

O confronto com a realidade e a não-realização dos sonhos são alguns dos motivos que levam as pessoas a ficar tristes nesta idade.

Foto: Canva.

Todos nós passamos por momentos de frustração e tristeza, que são dois aspectos naturais da vida humana. No entanto, este estudo demonstra que existe uma “idade da frustração” que é quando esse sentimento atinge o seu ápice. Entenda mais sobre as circunstâncias que conduzem a esse estado ao longo deste artigo. Boa leitura!

O realismo leva à infelicidade

O economista David Blanchflower desenvolveu uma pesquisa que busca saber em qual fase da vida a pessoa se sente mais triste. No caso, o pesquisador queria ver quais as relações entre os fatores “trabalho” e “satisfação” com o grau de felicidade ou infelicidade de cada pessoa. Para isso, ele realizou entrevistas com cidadãos de mais de 134 países diferentes. Com isso, foi possível notar que existe um padrão entre as idades da frustração nos países em desenvolvimento e nos desenvolvidos.

Ademais, a pesquisa também conseguiu demonstrar como o realismo é o fator que mais impacta o aumento da insatisfação e infelicidade. Isso porque, em determinada idade as pessoas conseguem relacionar que não conseguiram ter aquilo que queria e isso os torna tristes. Sem falar que o próprio realismo quanto às possibilidades de se realizar novos sonhos impede que as pessoas fiquem mais contentes. Esse seria então o momento em que as pessoas começam a reconhecer os resultados de seus trabalhos e esforços.
A idade da insatisfação e da gratidão

Segundo as pesquisas de Blanchflower, as pessoas que residem em países desenvolvidos ficam mais frustradas aos 47 anos de idade. Já nos países em desenvolvimento, a média de idade fica em torno dos 48,2 anos. Por outro lado, os estudos também conseguiram demonstrar como existe uma reviravolta quanto ao sentimento de frustração aos 50 anos. Isso porque, nessa idade, é mais comum que as pessoas se sintam mais gratas por aquilo que elas têm.

Dessa forma, é comum que o aumento da idade culmine em uma sensação de gratidão e satisfação, especialmente quando se reconhece privilégios. Consequentemente, as pessoas chegam à terceira idade mais contentes e realizadas.

Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem