Família de menino de 9 anos com câncer luta para conseguir tratamento nos EUA

Jean Lucas Paes Leme Jubé durante tratamento contra o câncer — Foto: Silvio Júnior/Arquivo Pessoal

A família de Jean Lucas Paes Leme Jubé, de 9 anos, luta para conseguir um tratamento para o menino nos Estados Unidos. Ele tem um câncer chamado Linfoma de Burkitt, considerado agressivo, e os médicos disseram que o tratamento necessário, chamado de Car-T Cell, não é viável no Brasil.

O pai, Silvio Eurico Paes Lemes Júnior, conta que estão correndo contra o tempo para conseguir a terapia e também o dinheiro necessário antes que o tumor se espalhe ainda mais.

“Enquanto tiver 1% de chance, terei 100% de fé”, disse.

Foi criada uma campanha online chamada “Ainda há tempo, Jean Lucas precisa de nós!” e alguns famosos se sensibilizaram com a história. A meta é conseguir R$ 2 milhões.

No dia 21 de março deste ano, Jean começou a passar mal, vomitando e com dores no abdômen. Foram a um hospital em Goiânia, onde foi internado. Ele passou por uma série de exames e uma cirurgia de biópsia. Dois dias depois, o diagnóstico de câncer foi confirmado. A doença estava espalhada pelo intestino, baço e bexiga.

A família, no entanto, não tinha, com precisão, que tipo de tumor ele tinha. Eles foram, então, para Barretos, interior de São Paulo, em busca de um hospital de referência para continuar o diagnóstico.

Ele foi internado na unidade no dia 28 de março e passou por uma nova cirurgia para biopsia e retirada de fezes que estavam no intestino e colocação de uma bolsa colostomia. Após essa cirurgia, foi confirmado o tipo do câncer.

“Os médicos falaram que é um câncer que a quantidade de célula dobra a cada 24 horas. Ele ficou internado 56 dias, 30 deles na UTI. Ele começou a fazer a quimioterapia ainda na UTI”, contou o pai.

Jean Lucas Paes Leme Jubé com os pais e o irmão — Foto: Silvio Júnior/Arquivo Pessoal

Desde então, Jean fez cinco sessões de quimioterapia convencional. Como não houve redução do tumor, foram feitas mais duas quimioterapias chamadas de resgate. Silvio explicou que o câncer do filho parou de crescer momentaneamente, mas não foi destruído.

“Ele não pode fazer mais quimioterapia porque a toxidade dela começaria a destruir outros órgãos. E os médicos disseram que tem cerca de 30 dias até o câncer voltar a crescer novamente”, contou.

Campanha

Os médicos sugeriram à família a terapia com células Car-T, considerado um dos tratamentos mais avançados no combate ao câncer. O processo modifica em laboratório as células de defesa do paciente de forma que elas aprendam a eliminar a doença. Depois, são recolocadas no organismo, combatendo naturalmente o tumor.

Esse tipo de tratamento está em fase inicial no país, o que não garante a rapidez necessária que Jean precisa para conseguir se curar.

Jean Lucas Paes Leme Jubé ganhou camiseta do ex-jogador Falcão — Foto: Silvio Júnior/Arquivo Pessoal

Silvio estima que precisará de R$ 2 milhões para que o filho faça o tratamento nos Estados Unidos. Os médicos estimam que ele precisará de acompanhamento até os 16 anos.

“Colocamos nosso carro à venda, nosso apartamento. Estamos fazendo uma vaquinha online, uma pessoa doou a moto dele para rifar”, contou o pai.

Alguns famosos também somaram força à campanha. A dupla Jorge e Matheus gravou um vídeo pedindo ajuda à família. O ex-jogador de futsal Falcão enviou uma camiseta autografada para Jean. Outros famosos também prometeram gravar vídeos e enviarem presentes que possam ser leiloados para a família conseguir o dinheiro necessário.

“Espero um dia pode retribuir toda essa ajuda”, completou Silvio.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem