Limite de pontos da CNH é alterado. Confira!

Foto: Canva

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) mudou desde abril do ano passado, mas nem todos sabem quais foram as mudanças. Dentre elas, podemos citar o novo limite de pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). No entanto, apenas os mais disciplinados têm esse direito. Lembrando que a soma dos pontos pode implicar na suspensão do direito de dirigir.

Por isso, em 2022, foi estabelecido que o novo limite de pontos que podem levar à suspensão da CNH passa de 20 para 40. Mas vale ressaltar que existem ressalvas, ou seja, com base na incidência de multas gravíssimas cometidas no período de 12 meses. Acompanhe a leitura.

Novo esquema de pontuação na CNH

Primeiro, o CTB fez alterações no esquema de pontuação das multas para a CNH. Como tal, as novas regras exigem atenção do motorista, pois a notícia pode levar à suspensão da sua carteira por um ano e reciclagem dos motoristas para poder retirar o documento novamente. Os motoristas flagrados dirigindo um veículo com a habilitação suspensa terão que pagar uma multa aproximada em R$ 900,00 e, além de ter a habilitação suspensa por mais dois anos, o veículo permanecerá apreendido até a chegada de outra pessoa habilitada.

Antes das mudanças entrarem em vigor, um motorista tinha a sua licença suspensa se acumulasse um total de 20 pontos ao longo de um período de um ano (12 meses). A suspensão agora está se desdobrando de maneira escalonada, da seguinte maneira:
  • 40 pontos: Caso entre as infrações não haja alguma considerada gravíssima;
  • 30 pontos: Se tiver uma infração gravíssima na pontuação;
  • 20 pontos: Se tiver duas ou mais infrações gravíssimas.

Condutor de atividade remunerada

Uma observação importante a se fazer é que, independentemente da gravidade da ofensa, a suspensão só ocorre no caso de motoristas que praticam atividades remuneradas (taxistas e motoristas relacionados a aplicativos), quando atingem o número fixo de 40 pontos.

Passo a passo para consultar a pontuação da CNH

Para os brasileiros conseguirem fazer a consulta da pontuação da CNH é tudo bem simples e gratuito. Para isso, basta você:
  • Estar com a Carteira Nacional de Trânsito em mãos;
  • Entrar no site do Departamento Estadual de Trânsito (da sua região);
  • Preencher, na página de consulta de pontuação da CNH, os dados que estão sendo pedidos.

Além disso, é possível realizar essa consulta no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, onde é possível ter acesso à CNH Digital. Assim, no aplicativo, basta seguir os passos a seguir:
  • Caso não tenha, fazer o cadastro;
  • Abrir o aplicativo e clicar na opção “infrações”;
  • Por fim, escolha a opção “por infrator”. Pronto, isso mostrará a informação.
Fonte: Agência Texty


Postagem Anterior Próxima Postagem